Você já se perguntou como as startups conseguem manter uma cultura inovadora e ainda seguir as leis trabalhistas?
Nos últimos anos, as startups se destacaram por promoverem ambientes de trabalho flexíveis e descontraídos, rompendo com os modelos tradicionais.
Elas chegaram para redefinir padrões, mas ainda precisam cumprir as mesmas obrigações legais que qualquer outra empresa.
Mas, a boa notícia é que essas inovações também fazem parte do ambiente de gestão de pessoas, como, por exemplo, os antigos relógios de ponto deram lugar a soluções modernas e eficientes.
Neste artigo, falaremos mais sobre o controle de ponto para startups, como ele garante que a sua empresa cumpra com a legislação trabalhista, quais são as suas vantagens e como escolher a melhor opção para o seu negócio.
Confira quais serão os tópicos abordados ao longo do texto e boa leitura!
Como funciona o modelo de jornada das startups?
Entre as diversas inovações trazidas pelas startups está justamente a jornada de trabalho mais flexível.
Essas empresas oferecem aos funcionários a possibilidade de adaptar seus horários conforme suas necessidades, respeitando as horas a serem cumpridas.
Essa flexibilidade também se estende ao banco de horas e ao home office.
É importante destacar que liberdade e responsabilidade andam lado a lado na gestão de pessoas.
O modelo menos tradicional promove espaços de trabalho dinâmicos e relações mais próximas.
As barreiras entre colaboradores e gestores são menos rígidas, o que incentiva uma maior interação entre a equipe, apesar das diferentes funções e níveis hierárquicos.
Mas, é importante lembrar que mesmo com toda essa flexibilidade de escolher quando e como trabalhar, todos precisam seguir as normas e a cultura organizacional da empresa.
O que diz a lei sobre o registro de ponto em startups?
Assim como a maioria das empresas no Brasil, a legislação trabalhista determina, através do art. 47 da CLT, que organizações com mais de 20 funcionários precisam fazer o controle da jornada de trabalho dos seus funcionários, seja ele manual, mecânico ou eletrônico.
Mas aquelas empresas que possuem menos de 20 funcionários, também podem fazer esse acompanhamento, pois vão garantir uma série de outros benefícios dos quais iremos falar ao longo do texto.
Por que o controle de ponto para startups é importante?
No início do artigo, mencionamos como as startups vêm transformando os ambientes de trabalho.
No entanto, mesmo com toda a inovação, elas ainda precisam enfrentar algumas burocracias.
Sem um controle de jornada eficaz, como garantir que sua empresa está cumprindo as exigências legais?
Além disso, como o controle de ponto pode ser uma ferramenta valiosa para a gestão das startups?
A seguir, vamos trazer 4 (quatro) razões pelas quais o controle de ponto é essencial para o sucesso da sua empresa:
Conforme a legislação
Conforme falamos anteriormente, as regras existem para todos e o descumprimento delas pode resultar em processos trabalhistas e até multas para sua empresa.
A legislação trabalhista determina limites claros para a jornada de trabalho dos funcionários.
Portanto, sua empresa precisa ter um sistema eficaz de controle de ponto para garantir que esses limites sejam respeitados.
Isso significa monitorar para que os colaboradores não ultrapassem a carga horária permitida, registrar horas extras para serem devidamente pagas ou compensadas em banco de horas, entre outras responsabilidades.
Além disso, o controle de ponto é obrigatório por lei para muitas empresas, reforçando a necessidade de estar conforme as normas trabalhistas.
Informações estratégicas sobre a jornada de trabalho
Os seus colaboradores são o coração e a alma da sua empresa, que impulsionam o sucesso e o alcance de suas metas.
Por isso, é fundamental monitorar e analisar suas jornadas de trabalho.
Os indicadores apresentados pelo software de ponto eletrônico te ajudam a identificar e mitigar possíveis gargalos na sua gestão de pessoas.
Com o registro adequado de jornada, você pode acompanhar a frequência dos seus funcionários, identificando padrões importantes.
É possível saber quem mais falta, quem mais se atrasa ou quem frequentemente faz horas extras.
Esses indicadores mostram questões relevantes sobre o desempenho e bem-estar da sua equipe.
Por exemplo, imagine um funcionário com altos níveis de absenteísmo. Ele pode estar desmotivado por vários motivos.
Enquanto outro funcionário está fazendo muitas horas extras, o que pode gerar estresse e possíveis problemas de saúde mental no futuro.
Entender esses sinais é essencial para criar um ambiente de trabalho mais produtivo e equilibrado.
Relação transparente e amistosa
Muitos colaboradores ainda resistem ao controle de jornada de trabalho, enfrentando diversas barreiras quanto ao registro de ponto.
No entanto, essa visão pode ser reconsiderada, pois o controle de ponto oferece inúmeros benefícios para ambas as partes.
Um dos principais é a transparência: garante que todas as horas trabalhadas sejam devidamente registradas e que os colaboradores recebam exatamente pelo que trabalharam.
Otimização das operações
Por último, mas não menos importante, é essencial destacar como um bom controle de ponto pode transformar as operações da sua empresa.
Com um sistema eficaz, sua empresa consegue reunir dados precisos para a folha de pagamento, minimizando erros e evitando prejuízos com pagamentos incorretos.
Além disso, o controle de ponto contribui para uma gestão de pessoas mais eficiente, pois coleta informações detalhadas sobre a frequência dos funcionários e calcula as horas trabalhadas com precisão, prevenindo problemas gerenciais.
E aí? Conseguiu notar a quantidade de vantagens que a ferramenta pode proporcionar para a sua startup?
Continue fazendo a leitura do texto e saiba agora como escolher o melhor controle de ponto para startups. Veja!
Como escolher o melhor controle de ponto para startups?
Por mais que as startups sejam inovadoras, com modelos e horários de trabalho flexíveis, é preciso considerar diversos fatores relacionados à gestão da jornada de trabalho.
A escolha do controle de ponto ideal para sua startup deve ser guiada por 3 (três) pilares: custo-benefício, funcionalidades e a opinião dos operadores.
O custo-benefício é fundamental para evitar gastos desnecessários ou acima do orçamento.
O sistema deve oferecer boas funcionalidades que atendam exatamente às necessidades da sua empresa.
E, por fim, deve ser amigável para quem vai utilizá-lo diariamente. Isso significa que não pode ser excessivamente complexo ou demandar muito tempo da sua equipe de RH.
Confira outros pontos importantes que você deve considerar antes de escolher o melhor controle de ponto para startups.
Faça testes
Um dos pontos mais importantes é a realização de testes buscando entender quais são as reais necessidades da sua empresa, quais são os gargalos e como você pode resolver esses problemas.
Portanto, antes de contratar um serviço de marcação de ponto, você pode testá-los, pois cada um tem diferentes funções e possibilidades.
Adaptabilidade da equipe
Para escolher a melhor solução para sua equipe, é essencial considerar alguns fatores-chave.
Primeiro, avalie se eles precisam de um equipamento físico na empresa ou se é possível registrar o ponto diretamente pelo celular.
Além disso, é importante verificar se os colaboradores trabalham de casa, no escritório, ou em um modelo híbrido.
Outro aspecto fundamental é entender a receptividade da sua equipe a mudanças. Estão abertos a novas tecnologias e processos?
Essas percepções são importantes para definir o método mais adequado e eficaz para gerenciar o ponto da sua equipe.
Verificar se as funcionalidades são compatíveis com as suas necessidades
A escolha de uma ferramenta eficiente para gestão de ponto é fundamental para qualquer departamento de RH e DP.
Ao selecionar a solução certa, você garante que todas as necessidades operacionais sejam atendidas, proporcionando agilidade no trabalho e conformidade com a legislação.
Uma ferramenta robusta não só automatiza processos burocráticos, como também assegura que sua empresa esteja sempre conforme as leis trabalhistas, evitando riscos de processos relacionados à jornada de trabalho.
Além disso, é fundamental que a equipe responsável pela gestão dos registros de ponto aprove e se sinta confortável com a nova tecnologia, assegurando uma transição suave e eficiente.
Por que o DOT8 é o melhor controle de ponto para startups?
Agora que você já sabe o que é o controle de ponto para startups, o que a lei diz sobre e o que fazer para escolher o melhor, chegou a hora de conhecer a ferramenta ideal para a sua empresa, o DOT8.
Com a nossa plataforma, você terá o controle de ponto dos seus funcionários de maneira completa, unindo agilidade, segurança e simplicidade em um só lugar.
Além disso, com o DOT8, você tem o monitoramento de riscos trabalhistas, um módulo onde você será capaz de monitorar todos os insumos gerados por seus funcionários, podendo mitigar riscos e tomar a decisão correta. E tudo isso em tempo real.
Só com o DOT8, o atendimento é 100% humanizado! Ou seja, você não precisará preencher aqueles extensos formulários ou passar por chatbots.
Então, não perca mais tempo! Entre em contato conosco agora mesmo e inove também a maneira de controlar o ponto na sua startup.
Conclusão
Chegamos ao final de mais um artigo! Esperamos que você tenha compreendido tudo a respeito do controle de ponto para startups.
Lembre-se de que a lei obriga que as empresas com mais de 20 funcionários façam o controle de ponto.
Além disso, o controle de ponto traz inúmeros benefícios para a sua empresa, oferecendo informações pertinentes até mesmo sobre o desempenho dos funcionários, o que permite gerir as operações de forma assertiva.
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Até a próxima!