voltar
DOT8 como a melhor opção para bater ponto.

Melhores aplicativos de ponto em 2024: conheça os principais!

Utilizar aplicativos de ponto para controlar a jornada de trabalho dos colaboradores é uma prática essencial dentro das empresas. Isso porque, ela pode auxiliar tanto no registro quanto no monitoramento da produtividade das equipes de trabalho. 

Pensando nisso, surgiram os aplicativos de ponto, que são softwares focados em oferecer uma solução muito mais moderna e eficiente para cuidar dos processos das empresas.

Desse modo, não podíamos deixar de te mostrar todas as vantagens que um aplicativo de ponto pode agregar em sua empresa, além de te contar quais são as melhores opções em 2024. 

Você está pronto para revolucionar o seu RH com a melhor opção de controle de ponto? Então vem com a gente!

Boa leitura!

O que é um aplicativo de ponto? 

Os aplicativos de ponto são responsáveis pelo controle eficiente das horas trabalhadas de todos os colaboradores de uma empresa. Sendo assim, essa ferramenta precisa ser acessível e adaptável para qualquer tipo de negócio.

Em outras palavras, um aplicativo de ponto pode ser a solução mais prática e eficaz de registrar seus horários de entrada, saída e intervalo Isso porque é possível bater o ponto com dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Além disso, esse tipo de ferramenta elimina a necessidade de métodos tradicionais e que não geram resultados assertivos para as empresas, como o uso de relógios de ponto físicos ou planilhas manuais.

Mas além de tudo isso, quais são seus maiores benefícios? Nós vamos te contar isso agora mesmo. 

O que diz a lei sobre os aplicativos de ponto?

A legislação trabalhista brasileira não especifica o uso de algum tipo de registro de ponto, portanto fica a critério das empresas escolherem o que melhor atenda às suas necessidades. Seja ele um sistema manual, mecânico, eletrônico ou online.

No caso de optar pelo sistema alternativo, como o aplicativo de ponto, o gestor responsável precisa se atentar às diretrizes da nova Portaria 671, é ele o responsável por regulamentar todas essas questões envolvendo o registro de ponto. 

Por isso, de forma bem resumida, vamos te explicar um pouco sobre ela. Mas, o mais interessante é que você leia e compreenda ela por inteiro. Para isso, também temos um conteúdo completo em nosso blog sobre o assunto. 

Portaria 671

As Portarias 1510 e 373 foram substituídas pela nova Portaria 671, em novembro de 2021. E a principal mudança que ocorreu foi a maior abrangência às questões relacionadas ao registro de ponto nas empresas brasileiras. 

Podemos até dizer que tal mudança foi motivada pelas transformações digitais e a evolução das relações de trabalho nos últimos anos. Com isso, a Portaria 671 passa a regularizar outros modelos de registro de ponto, sendo eles: 

  • REP-C (Registradores Eletrônicos de Ponto Convencional);
  • REP-A (Registradores Eletrônicos de Ponto Alternativo);
  • REP-P (Registradores Eletrônicos de Ponto por Programa); 

Sendo assim, ao serem regularizados, tornou-se obrigatória a emissão de comprovante de registro de ponto, assim como o detalhamento do espelho de ponto. 

Além disso, a portaria também trouxe mudanças significativas, como a extinção dos arquivos ADFT e ACJEF e a criação de um novo padrão. 

Em outras palavras, essas mudanças buscam fornecer diretrizes claras sobre o registro de ponto, garantindo a transparência, a segurança e a conformidade com as leis trabalhistas em relação ao controle de jornada dos colaboradores.

Quais são as vantagens de um aplicativo de ponto? 

Bom, para início de conversa, podemos dizer que a segurança de dados é um dos pontos mais fortes de um aplicativo de ponto. 

Isso porque, ele conta com recursos capazes de criptografar as informações de ponta a ponta, além de estabelecer restrições de acesso, armazenamento em nuvem e backups regulares. 

E mais, ao usar um aplicativo de ponto confiável, o gestor pode ter a tranquilidade de que todas as informações estarão protegidas e em conformidade com as regulamentações da LGPD. 

Além disso, as vantagens de um aplicativo são imensas, e vão desde a segurança de dados dos colaboradores até a garantia de que a empresa está cumprindo corretamente o que a legislação determina.

Para você entender melhor, alguns benefícios desses sistemas, são: 

Otimização da gestão de jornada

A administração eficaz das jornadas de trabalho representa um dos principais desafios para a gestão de recursos humanos nas organizações contemporâneas. 

A introdução e implementação de aplicativos de ponto surge como uma solução eficiente para superar essa complexidade.

Ele proporciona uma abordagem simplificada para o registro de entrada e saída dos colaboradores, permitindo que, com apenas alguns toques na tela do dispositivo, eles registrem suas atividades. 

Esses dados, por sua vez, são acessíveis aos gestores de maneira organizada, através de um sistema gerencial intuitivo.

A simplicidade no controle da jornada propiciada por esse aplicativo simplifica não apenas a criação de escalas de trabalho, mas também o monitoramento preciso do cumprimento das horas estabelecidas. 

Além disso, com o aplicativo de ponto é possível fazer o controle de jornada à distância, permitindo que as empresas façam a gestão dos dados sem instalar pontos físicos, o que impossibilitaria o trabalho remoto. 

Além disso, possibilita a detecção ágil de qualquer desvio nos padrões estabelecidos, contribuindo assim para a manutenção da eficiência operacional e para a tomada de decisões informadas no contexto da gestão de RH ou DP.

Garante maior segurança

Outro ponto importante é assegurar a integridade dos dados e o estrito cumprimento das normas trabalhistas. 

Os aplicativos de ponto não se limitam apenas à praticidade, mas se estendem a medidas de antifraude robustas.

A utilização de tecnologias como reconhecimento facial, senhas complexas e geolocalização confere uma camada adicional de proteção. 

Além disso, a escolha estratégica de armazenar os dados na nuvem, respaldada por uma criptografia avançada, não apenas resguarda a privacidade dos colaboradores, mas também está em plena consonância com as normas aplicadas pela Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Essas precauções não são apenas protocolos de segurança; são escudos que asseguram que os registros de ponto sejam não apenas precisos, mas invulneráveis a tentativas de fraude. 

Redução de atrasos

A eficiência operacional é um pilar essencial para o êxito empresarial. O emprego do aplicativo de ponto eletrônico desempenha um papel fundamental na minimização de atrasos, graças aos lembretes de registro de ponto. 

Os aplicativos de ponto emitem alertas estrategicamente próximos aos horários de entrada e saída, contribuindo assim para a otimização dos processos e o aumento da produtividade.

Portanto, podemos dizer que esse recursos contribui de forma direta na gestão eficiente do registro de ponto dos funcionários e previne qualquer tipo de problema ou erro vindo dos dados colocados dentro do aplicativo. 

Agora, uma dúvida: Eles são permitidos pela legislação? Continue a leitura e veja o que a lei diz sobre o aplicativo de ponto online. 

Quais são as principais funcionalidades dos aplicativos de ponto?

Quais são as principais funcionalidades dos aplicativos de ponto?

Geolocalização

Os aplicativos de ponto fazem uso da avançada tecnologia de GPS (Global Positioning System) para identificar com precisão a localização exata ou aproximada de dispositivos móveis, como celulares ou tablets, quando os colaboradores registram suas entradas ou saídas no ambiente de trabalho.

Vamos explorar algumas vantagens essenciais dessa ferramenta:

  • Precisão e autenticidade dos registros de ponto;
  • Controle de presença em equipes externas;
  • Geração de relatórios detalhados.

Entretanto, é essencial ter em mente que a utilização da geolocalização deve obedecer estritamente à legislação vigente, como a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Portanto, ao implementar essa funcionalidade, é importante informar adequadamente os colaboradores sobre o seu uso durante o horário de trabalho e desativá-la fora desses períodos, assegurando a proteção da privacidade de cada indivíduo.

Antifraude

O sistema antifraude dos aplicativos de ponto atuam estrategicamente na identificação única de cada colaborador, utilizando tanto as impressões digitais quanto as informações de identificação. 

Além disso, as medidas de controle antifraude visam prevenir situações inconsistentes no ambiente de trabalho. 

Com esse propósito, as organizações podem adotar práticas como a desativação do uso de QR Code, priorizando, em seu lugar, o reconhecimento facial.

Isso fortalece a segurança no registro de horas trabalhadas, inibindo qualquer tentativa de manipulação de dados dentro da empresa. 

Ao adotar essas práticas, a organização não apenas protege sua integridade, mas também assegura a confiabilidade do sistema de registro, promovendo um ambiente de trabalho mais transparente e livre de fraudes.

Reconhecimento facial

A biometria facial é conhecida por ser uma tecnologia de segurança avançada, que oferece proteção antifraude, tornando-se a solução ideal para o controle e organização das empresas. 

A marcação de horas pelos colaboradores ocorre de forma eficiente através do reconhecimento facial no aplicativo de ponto, utilizando smartphones ou tablets.

Isso garante validação exclusiva do registro, eliminando qualquer possibilidade de adulteração ou transferência de informações. 

Ao marcar o ponto, uma imagem tridimensional da face do colaborador é capturada e codificada pelo sistema de ponto digital, transformando-a em uma chave de acesso única para o aplicativo.

Essa integração proporciona praticidade ao funcionário no preenchimento da jornada de trabalho, enquanto o RH ou DP economiza tempo, já que fraudes comuns em registros manuais são eliminadas.

Registro por QR Code

O controle de ponto via QR Code permite o monitoramento preciso da jornada de trabalho, utilizando códigos individuais para cada colaborador. 

Este método contribui significativamente para a preservação de informações internas da empresa.

Cada colaborador utiliza um crachá exclusivo para registrar sua jornada, garantindo a intransferibilidade do mesmo. 

Vale ressaltar que o compartilhamento do crachá pode resultar em penalizações. As marcações de horas são geradas e enviadas automaticamente ao RH ou DP, simplificando o acompanhamento por meio do QR Code, que valida o registro de ponto de forma eficiente.

Registro por PIN ou CPF

Os aplicativos de ponto também possuem dois elementos fundamentais para a segurança no controle de jornada: a utilização de um PIN, equivalente a uma senha, associado ao CPF do funcionário.

Contudo, pode ser necessário também realizar o reconhecimento facial para validar a jornada de trabalho.

Entretanto, a facilidade de compartilhamento da senha de acesso entre os colaboradores aumenta o risco de registro de ponto por terceiros. 

Para mitigar essa vulnerabilidade, o DOT8 implementou a validação do ponto através do CPF. 

Ao acessar o aplicativo, o colaborador não só digita sua senha, mas também insere seu CPF para autenticar o registro.

Isso impede eficazmente a falsificação de informações, pois o compartilhamento do CPF é geralmente evitado devido ao alto potencial de uso indevido por parte de terceiros.

Agora que você já sabe sobre os aplicativos de ponto, o que diz a lei e quais são as suas funcionalidades, vamos te contar quais são as melhores opções para 2024. Então, se você está à procura de um, continue a leitura e faça uma boa escolha. 

Biometria digital ou por voz

Por fim, temos a biometria digital ou por voz. Empresas a utilizam para registro preciso da jornada de trabalho, onde os funcionários registram início, fim e pausas com suas impressões digitais. 

Isso otimiza a marcação de ponto, prevenindo falsificações e garantindo que cada colaborador registre sua própria jornada. 

Além da impressão digital, a validação biométrica pode ocorrer por comando de voz, verificando sotaques e entonações para garantir a autenticidade no registro da jornada.

Agora que você já conhece todas as ferramentas disponíveis no aplicativo de ponto, continue fazendo a leitura deste texto, pois iremos discutir sobre quais são as melhores opções para 2024. Vamos lá?

5 melhores aplicativos de ponto para 2024 

Podemos dizer que você entendeu a importância de contar com um aplicativo de ponto dentro da sua RH, não é mesmo? 

Por isso, para te ajudar a se livrar dos métodos mais antigos e escolher a melhor opção para a produtividade e os resultados do seu negócio, separamos os 4 melhores aplicativos de ponto para 2024. 

Olha só:

DOT8

O aplicativo de ponto do DOT8 possui uma plataforma avançada e desenvolvida para acompanhar o ritmo acelerado das empresas que desejam automatizar seus processos. 

Sendo assim, ele é o único aplicativo de ponto da lista com um módulo completo de monitoramento dos riscos trabalhistas por meio de dashboards completos, alertas referentes a horas extras, DSR e outros indicadores.

Além disso, o DOT8 ainda oferece opções como assessoria trabalhista com advogados credenciados, auditoria trabalhista e terceirização da folha de ponto. Isso tudo para garantir a conformidade com a legislação brasileira. 

Outras funcionalidades do controle de ponto, são: 

  • Geolocalização online e offline;
  • Ponto por reconhecimento facial, biometria ou foto;
  • Senha de acesso vinculada ao CPF do funcionário;
  • Ajuste de batida; 
  • Lembrete para bater o ponto; 
  • Dashboards de monitoramento de riscos;
  • E muito mais. 

Portanto, podemos dizer que o DOT8 é uma ferramenta capaz de garantir que a sua empresa esteja de acordo com a legislação trabalhista brasileira, além de manter uma relação muito mais transparente com os seus colaboradores.

O DOT8 é um aplicativo de ponto que previne as empresas de riscos trabalhistas.

Dok

O DOK é um aplicativo de controle de ponto indicado para empresas de pequeno e médio porte com até 300 funcionários. 

Além disso, o seu foco está em atender os setores que trabalham com regimes remotos, garantindo o registro de ponto a distância. 

As vantagens do DOK está em controlar a jornada de trabalho dos funcionários e otimizar o tempo dos setores de RH, ou seja, realizar cálculos e garantir resultados mais assertivos.

O Dok é uma ferramenta de gestão de folha de ponto focada em pequenas e médias empresas de até 300 funcionários.

Madis

Essa empresa é 100% brasileira e traz soluções completas dentro desse segmento de controle de ponto. 

Sendo assim, ela conta com uma equipe de desenvolvedores e especialistas que visam levar inovação e excelência para todas as empresas parceiras. 

Além disso, ela conta com filiais autorizadas em várias cidades do país e em cada uma delas oferece preços muito competitivos com o restante do mercado, principalmente, pelos produtos que oferecem.

A Madis é uma empresa brasileira que fornece soluções em aplicativo de ponto para o controle de acesso e jornada dos trabalhadores.

RHiD

A RHiD é especializada no desenvolvimento de softwares focados na gestão de recursos humanos. 

Sendo assim, o seu maior objetivo é atender e superar as expectativas de micro, pequenas, médias e grandes empresas de todos os setores de atividade. 

Por isso, os produtos da empresa são reconhecidos por diversos motivos, entre eles a qualidade, adequação às normas trabalhistas, confiabilidade e segurança. 

Além disso, todos os equipamentos são projetados para durar e cumprir seus objetivos com eficiência.

O RHiD é um sistema de controle de ponto totalmente web, fácil de utilizar e por estar 100% na nuvem não há necessidade de instalação local.

Kairos

O Kairos é um software online, onde é possível gerenciar as rotinas de controle de ponto da empresa.

A ferramenta permite que o usuário automatize o processo de registro de ponto, escalas de horários e folgas.

O Kairos possui recursos de localização que possibilitam que os colaboradores registrem seus pontos em qualquer lugar. 

É possível personalizar o raio de atuação e caso o ponto seja batido fora do local pré-estabelecido, o Kairos informa.

O Kairos é um aplicativo de ponto que permite registrar a jornada de trabalho, horas extras, faltas e férias.

Conclusão

Ter um aplicativo de ponto pode garantir que o seu RH ou DP seja mais otimizado e que as atividades do dia a dia sejam realizadas sem nenhum erro.

Isso porque ele entrega resultados assertivos tanto para a questões burocráticas quanto em relação à produtividade dos profissionais. 

Além disso, temos uma ferramenta que se destaca por entregar muito mais do que um simples aplicativo de ponto e te ajuda a garantir que a sua empresa fique bem longe dos riscos trabalhistas. 

O DOT8, o único modelo do mercado capaz de monitorar os riscos trabalhistas da sua empresa e te entregar tudo isso por Dashboards muito bem elaborados. 

Por isso não perca mais tempo e faça um teste grátis agora mesmo essa ferramenta. Se você gostou deste texto, compartilhe-o nas suas redes sociais. E não deixe de conferir novos conteúdos através do blog DOT8

Até a próxima!

img
img

Experimente nosso sistema agora

mail-icon

Leia Também: