google-site-verification=gwTEEukUmxw1iWQw2Sdwhr5jAhK_MkaTxnRJge5JBQc

Entenda como você pode se destacar no mercado de trabalho

O interesse pelo empreendedorismo é muito comum entre a geração X e, talvez, uma parte dos millennials. Por isso, entenda como você pode se destacar no mercado de trabalho e ser parte dos jovens líderes.

E, a cada dia que passa, vemos pessoas mais jovens em posições de liderança.

Mas, afinal, existe uma faixa etária ideal? Quais características devem ser desenvolvidas?

Felipe Lotti, Head de Recursos Humano do Gi Group Brasil – um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho, com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, Programas de Estágios, Projetos de Terceirização (BPO – Business Process Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria em Desenvolvimento Organizacional –  falou neste artigo, as características necessárias para quem assume o cargo antes dos 30 anos:

“Proatividade, antecipação aos problemas, pensar fora da caixa, visão holística, perfil influenciador e facilidade em assumir riscos são alguns dos pontos-chave.

E devemos destacar a capacidade de autodesenvolvimento, afinal, o profissional apenas conseguirá uma carreira acelerada se for um embaixador do seu próprio desenvolvimento e estiver sempre atento às oportunidades de aprendizado”, disse.

Ademais, Felipe Lotti ressalta: a liderança é uma habilidade que pode ser aprimorada. Nesse sentido, é sempre bom buscar feedbacks dos mais variados segmentos:

“O primeiro passo para o crescimento é identificar em que pontos se devem concentrar os esforços de melhorias e estar aberto aos conhecimentos que pessoas com mais experiências podem dividir, ajudando no desenvolvimento”.

Principais características de um jovem líder

Nesse sentido, existem algumas características que contribuem muito na formação de um jovem líder.

São elas:

Performance

Quando um profissional é competente, as chances de ser promovido rapidamente são grandes. E, com competência, queremos dizer entregas diferenciadas, com qualidade e disposição para aprender e superar desafios.

Perfil

Um líder nato é facilmente identificado em sua equipe. Esses profissionais costumam se posicionar de forma diferenciada em relação aos demais da equipe.

Comportamento

Quando um profissional busca o autodesenvolvimento e são proativos, têm grandes chances de chegar a um cargo de liderança.

Ainda de acordo com Felipe Lotti:

“Algumas pessoas ainda acham que experiência e maturidade estão diretamente relacionadas com tempo ou com idade quando, na verdade, está relacionada às situações vividas e a qualidade do tempo investido em algo”, explica. “Um jovem líder pode sofrer algum tipo de preconceito por parte de seus pares pelo mesmo motivo: confundir maturidade com tempo”.

Quais são as principais vantagens dos jovens líderes?

Um cargo de liderança exige eficiência e responsabilidade. Nesse sentido, líderes mais jovens buscam construir proximidade e oferecer maior comunicação e acesso a suas equipes. Além de outras vantagens. Confira abaixo:

Liderança dinâmica

Em uma liderança dinâmica, os jovens lidam com as mais diversas situações de maneira rápida, tomando decisões assertivas e tendo diálogos diretos.

Eles acompanham suas equipes de forma mais direta, identificando de forma mais produtiva os processos dentro da empresa.

Desenvolvimento pessoal e da equipe

Já não é nenhuma novidade o fato do capital humano ser o maior tesouro de uma corporação. E, bem, quem sabe disso mais do que qualquer um são os jovens líderes.

Dessa forma, procuram sempre incentivar sua equipe a vestir a camisa da organização e lutar pelo sucesso dela. Assim, contribui positivamente para:

  • melhorar o clima organizacional;
  • garantir uma boa produção;
  • impulsionar seu time a evoluir continuamente.

Trazer inovação para a empresa

Nada melhor que um jovem para conhecer o que tem de novo no mercado, não é mesmo? E este atributo é ótimo para as empresas.

Além disso, eles trabalham com criatividade, protagonismo e dinamismo, o que influencia diretamente a capacidade de inovação no trabalho!

Diversidade

Trazer diversidade para a sua empresa é estar aberto a pontos de vista diferentes, que podem contribuir de forma positiva no crescimento do seu negócio.

Os jovens líderes estão sempre por dentro dessas atualidades, sabendo lidar com esses diversos públicos de forma mais produtiva possível.

Conclusão

É fato que um cargo de liderança é um desafio para os jovens pois, muitas vezes, a falta de experiência pode até “assustar” um pouco.

No entanto, é fato que, desenvolvendo bem suas habilidades durante a sua caminhada de liderança, aos poucos vai se formando um líder nato.

E, ficou bem claro que uma liderança jovem só traz benefícios para as corporações, fazendo-as, inclusive, ter mais vantagens sobre os seus concorrentes.

Gostou do conteúdo e gostaria de receber mais novidades sobre liderança e gestão de pessoas?

Assine nossa newsletter no formulário abaixo.

DOT8, você um ponto à frente.

img
img

Experimente nosso sistema agora

mail-icon

Leia Também: