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O que são “Soft Skills” e como elas contribuem no seu negócio

Soft… o quê?

Se você está inserido no mundo corporativo, com certeza já ouviu a expressão “soft skills”.

E, apesar de ser uma expressão muito comum nos dias atuais, com certeza você ficou algumas dúvidas em um primeiro momento.

Afinal, o que exatamente significa “soft skills”?

Neste artigo, nós do DOT8 vamos tirar todas as suas dúvidas sobre soft skills.

Boa leitura!

O que são Soft Skills?

Soft Skills nada mais são que habilidades e competências comportamentais. É por meio delas que um indivíduo conduz suas atividades diárias e lida com as pessoas ao seu redor.

O termo em inglês é muito utilizado por profissionais de Recursos Humanos.

Mas, se engana quem pensa que elas são explícitas. As Soft Skills são, na verdade, habilidades subjetivas e estão diretamente relacionadas à inteligência emocional das pessoas.

Principais soft skills exigidas hoje em dia

Para uma matéria da Forbes, o CEO da Gama Academy, Guilherme Junqueira, analisou as Soft Skills mais exigidas pelo mercado atualmente.

São elas:

Comunicação

Uma comunicação de qualidade vai além de levar uma informação. Diz respeito à troca e interpretação de ideias, de forma clara e objetiva.

Além de uma boa comunicação entre funcionários e clientes, uma boa comunicação também tem a ver com ouvir atentamente, saber como agir em diferentes situações e fácil realização de trabalhos em equipe.

Ou seja, falar e escrever bem não é suficiente. Liderança e persuasão são essenciais.

Criatividade

Esta skill pode parecer um pouco mais complicada do que parece. Afinal, muitos dizem que “não são criativos”.

É fato que, naturalmente, algumas pessoas são mais criativas do que as outras. Entretanto, assim como qualquer outra habilidade, a criatividade é algo que pode ser aperfeiçoado na prática.

Tudo vai depender, é claro, da área e do cargo. Em alguns casos ela é pouco exigida.

Lidar com a criatividade não é algo impossível. Ela pode ser construída aos poucos, baseada nas vivências e experiências profissionais.

Resiliência

Para a física, um corpo resiliente é aquele que tem a capacidade de retornar à sua forma original após ser submetido a alguma deformação.

Para as ciências humanas, é a capacidade do indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos e se adaptar a mudanças.

Com isto, esta pode ser uma das soft skills mais importantes. Ela exige uma certa maturidade psicológica. Afinal, existem circunstâncias no dia a dia que demandam um esforço maior e, neste caso, a resiliência é essencial.

Empatia

A empatia consiste na capacidade de compreender emocionalmente o outro. Ela é essencial em todas as esferas e grupos sociais e, profissionalmente, mais ainda, já que é um ambiente que passamos grande parte dos nossos dias.

Ela é importante para uma boa relação entre líderes e funcionários. Ou seja, é a chave para uma boa comunicação e gestão de pessoas.

Dessa forma, ela auxilia a entender melhor as necessidades dos colaboradores e, consequentemente, do seu consumidor.

Liderança

Esta capacidade é um resultado da junção das anteriores. E conquistá-la é um pouco mais difícil que as demais.

O mercado de trabalho necessita de líderes proativos, que fazem os funcionários trabalharem como um time e sejam independentes e capazes de assumir responsabilidades.

Conquistar esta habilidade e saber manuseá-la é um grande salto profissional.

Ética no trabalho

Essa característica é algo que as pessoas aprendem ao longo da vida.

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento desta soft skill. Porém, ela junta diversos outros fatores como convivência na escola e na sociedade como um todo,

A ética é um aprendizado da vida e tem a ver com responsabilidade, principalmente profissional.

E, apesar de muitas vezes existirem competitividade e individualidades em um ambiente corporativo, ela é um diferencial.

Portanto, ser um profissional ético tem a ver com maturidade diante conflitos e questões rotineiras em uma empresa.

Soft Skills x Hard Skills: qual a diferença?

Ambas são muito comentadas por profissionais de RH. E entender estes conceitos é fundamental, até mesmo para conseguir uma boa contratação.

Afinal, qual a diferença entre soft skills e hard skills?

É bem simples, na verdade.

Enquanto as Soft Skills dizem respeito a habilidades comportamentais, as Hard Skills são as habilidades técnicas, como por exemplo:

  • Conhecimento de idiomas
  • Pacote office avançado
  • Gestão de pessoas
  • Edição de Imagens
  • Operação de máquinas e sistemas
  • Domínio de Javascript
  • Domínio de CSS

Qual a importância das soft skills?

O ambiente corporativo está em constante crescimento. Nesse sentido, soft skills bem desenvolvidas contribuem positivamente para o crescimento dos negócios.

Isto porque elas estão diretamente ligadas à comunicação e relacionamento pessoal e interpessoal.

Ou seja, conseguir perceber as pessoas no ambiente de trabalho, bem como seus pontos fortes e fracos, garantem um bom crescimento e inserção no mercado.

As competências são habilidades adquiridas ao longo do tempo. Ou seja, representam cada jornada pessoal.

Empresas com pessoas que possuem estas habilidades são mais diversificadas, fazendo com que as tarefas sejam bem executadas.

Como avaliar as soft skills em uma entrevista de emprego

Como dito anteriormente, as soft skills não são habilidades explícitas. Em alguns casos, leva tempo para identificar algumas delas.

Nesse sentido, existem algumas formas de identificá-las em um possível funcionário.

Perguntas como “Me diga uma situação em que teve que pedir ajuda” pode ser uma boa alternativa para entender como aquele profissional lida diante situações em que ele precisou resolver um problema e não sabia como.

Neste momento, o entrevistado irá contar suas experiências anteriores e a forma como lidou diante as circunstâncias.

É bom deixar claro que, apesar de todos possuírem dificuldades, se a resposta for algo antiético, ilegal ou negligente, ele deve ser automaticamente desclassificado.

Tão importante quanto avaliar as habilidades técnicas, avaliar as competências emocionais e comportamentais é essencial para uma boa contratação.

Como desenvolver soft skills dos seus colaboradores

Apesar de você ter ciência das skills durante o processo de contratação dos seus funcionários, é muito importante investir em desenvolver as habilidades do seu time.

Para isso, é importante utilizar alguns métodos. Como por exemplo:

Crie uma cultura de mentoria

Entenda as rotinas dos seus funcionários e busque estar disponível para orientá-los. Além disso, inclua conversas de apoio, em grupo ou individuais na cultura da sua empresa.

Dessa forma, será possível desenvolver uma mentalidade de ajuda, o que contribui para o crescimento de um ambiente leve e saudável.

Ofereça Feedbacks

O feedback às vezes é negligenciado na cultura organizacional. Na verdade, ele é muito importante.

Os colaboradores necessitam entender sua performance, até para oferecer soluções e melhorias. De igual modo, o reconhecimento dos seus esforços auxilia na motivação e engajamento no trabalho.

Implemente aprendizado

As soft e hard skills são importantes. Porém, as pessoas devem saber como implementá-las no seu dia a dia, mesmo fora do ambiente de trabalho.

Com isso, tente implementar atividades corporativas que proporcionam colocá-las em prática, desenvolvendo, assim, essas competências.

Faça treinamentos

O que pode estar claro para você, talvez, não esteja tão claro para a sua equipe. Portanto, promova treinamentos de soft skills, onde você irá alinhar com seus colaboradores as habilidades que são essenciais no seu negócio.

Mensure

Por fim , mas não menos importante: gere indicadores. Transformar os resultados em dados numéricos não só vai te dar um panorama do que tem dado certo na sua empresa como vai ajudar a motivar seus funcionários.

Mostre o que cada um tem de potencial, suas limitações e aquilo que precisa ser melhorado.

Líderes de sucesso que são exemplos em soft skills

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre Barack Obama, o Papa Francisco e Steve Jobs, certo?

E você sabia que eles são grandes exemplos em Soft Skills? Veja o porquê:

Barack Obama

Obama foi o 44º presidente dos Estados Unidos (de 2009 a 2017). Fez história sendo o primeiro homem negro a ocupar o maior cargo político do país.

Sempre lembrado por ser um grande líder, desenvolveu sua habilidade de oratória, entregando discursos cheios de significado. Sem falar, é claro, do seu carisma nato.

Além disso, mostrou-se um líder exemplar no que se refere à sua habilidade de Gestão de Pessoas.

Papa Francisco

Atual Papa da Igreja Católica e Chefe de Estado do Vaticano, apresenta soft skills bem visíveis.

Um caso muito claro é a sua flexibilidade em aceitar mudanças.

Um exemplo foi seu posicionamento a respeito da união civil de casais homoafetivos, assunto que é um tabu nas religiões cristãs.

Fazendo uma linha um pouco diferente dos seus antecessores, Papa Francisco traz à Igreja Católica debates contemporâneos, como é o caso citado acima

Steve Jobs

O empresário teve um modelo de liderança tão notório que serve de inspiração para muitos líderes até nos dias atuais.

Ele se destacou por suas diversas soft skills e, uma delas era com certeza a criatividade.

Steve Jobs foi capaz de imaginar todo um novo mundo.

Além disso, era perfeccionista e tinha muita atenção aos detalhes, influenciando e impondo padrões impecáveis à Apple que ainda prevalecem.

E, por fim, Jobs tinha muito foco e uma habilidade absurda de tomar decisões.

Conclusão

Apesar das Soft Skills não serem habilidades aparentes, ficou evidente a sua importância em um ambiente corporativo.

Buscar o desenvolvimento dos seus funcionários deve ser uma preocupação no seu dia a dia. Investir nos seus talentos contribui para um bom crescimento e sucesso do seu negócio!

O mesmo vale para o caso contrário: ao identificar as principais fraquezas dentro de uma empresa, você consegue resolver as principais carências e problemas mais aparentes de forma rápida e prática.

Agora que você já entende sobre soft skills, não perca tempo e garanta um bom desenvolvimento de habilidades do seu time!

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