voltar

Liderança: conheça os principais tipos

Uma boa liderança é vital para que o seu time seja mais produtivo em sua empresa e com inspiração para dar o seu melhor. Por isso, este artigo irá destacar os principais tipos e como é essencial o papel do líder na construção de um bom ambiente de trabalho.

O que é a liderança dentro de uma empresa?

É uma habilidade de gestão de pessoas dentro do ambiente de trabalho que tem como objetivo a organização da distribuição das tarefas. Mas, não é qualquer um que tem a competência para exercer essa função, visto que ele deve ser capaz de:

  • Inspirar a mente e comportamento dos colaboradores;
  • Influenciar de forma positiva;
  • Evitar conflitos internos.

São alguns dos aspectos que destacam esse profissional, como resultado disso, cada membro da empresa pode se sentir vital para o processo de funcionamento da mesma e ter um desempenho muito melhor. Ou seja, a sua produtividade irá crescer de forma que será bom para todos.

Qual a importância disso para o sucesso de um negócio?

Com o bom desempenho de uma liderança no trabalho, os resultados de um negócio são os melhores possíveis. De modo que, a organização da empresa será muito bem vista tanto por quem trabalha nela, quanto por quem a vê de fora.

Quais as principais características de um bom líder?

A princípio, uma das características que um bom líder deve ter é ser humilde, ou seja, dividir o sucesso com seus subordinados. Dessa forma, cada um dos membros da equipe saberá que seu superior é justo e é a pessoa certa para a posição. Contudo, outros aspectos também podem destacar esse profissional, por exemplo:

  • Empatia para entender as limitações dos funcionários;
  • Paciência para lidar com erros e falhas;
  • Confiança para apostar nos seus colegas e dar força a eles;
  • Entender e reconhecer quando estiver errado;
  • Sem medo de falar quando não sabe algo e sempre buscar aprender;
  • Criticar em particular e elogiar em público;
  • Ter um perfil que inspire os demais;
  • Ser respeitado, mas não temido.

Tudo isso são atributos que um líder de verdade deve possuir em uma empresa, ao passo que, todos podem ganhar com suas qualidades. A organização cresce em produção e rendimento, logo, os seus colaboradores terão uma fonte de inspiração que dará a eles ainda mais determinação para cumprir suas tarefas.

Liderança e gestão são a mesma coisa?

Essa ideia é plausível e até ideal que um profissional tenha os dois traços para se tornar ainda mais completo, porém, não é uma regra. Por isso, vale destacar os aspectos de uma liderança de equipe, como:

  • Inspirar uma equipe de trabalho;
  • Manter o foco dos colaboradores;
  • Pensar a longo prazo.

Entre outros atributos importantes, contudo, quando se fala em gestão, as características mudam um pouco. Por exemplo, cuidar e organizar os processos diários de uma empresa, designar tarefas para cada membro e garantir que eles tenham o foco no trabalho.

7 tipos de lideranças e como cada uma se caracteriza

Os sete tipos de lideranças a seguir são frutos de um estudo feito em 1936 pelos psicólogos da época Ralph White e Ronald Lippitt. Eles determinaram que existem variantes desta autoridade em uma empresa que são a autocrática, democrática e liberal, assim, a partir delas surgiram outras. Então, saiba um pouco mais sobre cada uma.

1- A liderança autocrática existe mesmo?

Sim e é conhecida como o famoso chefe, ao passo que, o seu perfil tem uma superioridade acima dos demais. Além disso, ele prioriza o trabalho e os resultados, ao invés das relações humanas. De modo que, não costuma elogiar seus subordinados e chama a atenção deles em público, o que gera desconforto e desmotiva todo o time.

2- Liderança democrática

Nesse tipo de autoridade, o profissional responsável tem um foco mais humano, ou seja, no bem comum de todo o grupo. De modo que é sempre o primeiro a motivar os seus subordinados para que deem o seu melhor no trabalho. Contudo, não busca por culpados em possíveis falhas de projeto, bem como, tenta encontrar maneiras para que elas não voltem a ocorrer.

Como ela funciona?

Esse tipo de liderança busca focar no desenvolvimento profissional de cada membro de uma empresa para que ele possa se destacar. Assim, procura dar aos colaboradores um bom ambiente de trabalho, bem como, motivar uma relação amigável e de respeito entre os colegas para que todos tenham produtividade e gerem ótimos resultados.

3- Como é ter um líder liberal?

O líder liberal não se compromete muito com as decisões dos outros, de modo que os deixam livres para escolher sem orientação. Assim, sua participação em projetos é pequena e faz com que as tarefas sejam terceirizadas. Como resultado, os serviços perdem o foco e cada um faz o que acha melhor, dessa forma, a produção é menor.

4- A liderança situacional

O líder situacional é aquele que tem a habilidade de variar as suas formas de agir de acordo com muitos fatores. Por exemplo, os desafios que uma empresa pode enfrentar, bem como, os atributos de seus colegas para dividir as tarefas da melhor forma.

Entenda como ela acontece

Ela acontece quando uma empresa precisa de alguém para agir com inteligência emocional e conduzir uma equipe com base nos seus aspectos. Ou seja, leva em consideração fatores como habilidades e capacidade técnica para que cada membro atue onde é mais produtivo.

5- Um líder que funciona a base do coaching

Esse tipo de liderança tem foco no emocional de seus subordinados, ou seja, busca motivá-los para alcançar bons resultados. Contudo, qualquer um pode desenvolver, seja para a área pessoal ou profissional.

6 – Quais as características da liderança técnica?

O líder técnico busca inspirar os membros de sua equipe com os conhecimentos que ele possui acerca de um assunto. Ou seja, a base para esse tipo de autoridade é o exemplo, de modo que deve buscar sempre ficar atualizado.

7- Como funciona a liderança carismática?

líder carismático funciona de modo que atrai as pessoas de forma natural e amigável, assim ele consegue inspirar seus colegas. Mas, não é todo mundo que consegue ter esses atributos, no entanto, é uma das formas de autoridade mais poderosas.

Ter um bom líder é essencial para qualquer empresa

Ter uma liderança de qualidade é vital para qualquer empresa que busque tirar o melhor dos seus funcionários e fazê-los serem mais produtivos. De modo que é por meio desse profissional que os colaboradores podem ser mais:

  • Eficientes;
  • Dar o seu melhor no dia a dia;
  • Trabalhar com motivação.

Essas são alguns dos pontos positivos que um bom líder pode agregar a um empreendimento de sucesso. Também é função dele oferecer recursos práticos e que agilizem a rotina de toda a equipe, como o controle de ponto digital. Para aplicar essa tecnologia em seu negócio, entre em contato com a DOT8, que é líder nesse segmento.

img
img

Experimente nosso sistema agora

mail-icon

Leia Também: