voltar

Gestão de Pessoas: como aplicar na sua empresa com sucesso

gestão de pessoas é essencial para o bom andamento de um negócio e para um RH humanizado. Desse modo, com métodos que visam dar maior motivação para os colaboradores, ela contribui para um crescimento saudável, além de outros benefícios.

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conjunto de técnicas para administrar comportamentos internos e melhorar o desempenho do capital humano em empresas. Isto é, diferente do RH, o foco está em valorizar os colaboradores para mantê-los motivados.

A importância desse conceito para um negócio

O segredo para se ter sucesso em um negócio, mais do que a captação e retenção de talentos, é uma boa gestão. Pois somente com um bom gerenciamento dos funcionários é possível que a equipe permaneça engajada com as metas da empresa.

Qual é a diferença entre recursos humanos e gestão de pessoas?

Como já foi dito antes, a gestão de pessoas é diferente do RH, pois é uma tática utilizada por ele. Nesse sentido, é por meio desse gerenciamento que promovem o desenvolvimento dos colaboradores. Já os Recursos Humanos são responsáveis por proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável e assegurar, por exemplo:

  • Comprometimento com o serviço;
  • Qualidade dos setores.

Já a gestão foca em melhorar o potencial dos funcionários, garantir bons resultados e manter os talentos na empresa. Além disso, investe para que os colaboradores fiquem satisfeitos e, assim, a produtividade cresça.

Conceitos complementares

Ao ver os conceitos acima, você deve ter percebido que as duas áreas se complementam e precisam dessa união para o bem dos negócios. Desse modo, todos os aspectos serão cuidados para evitar problemas em seus vários processos.

Dicas para fazer uma boa gestão de pessoas na empresa

Agora que entende um pouco mais sobre como funciona a gestão de pessoas, a seguir você encontrará 5 dicas de como aplicar essa prática em sua empresa.

1- A importância de se delegar tarefas

Para que qualquer processo funcione é essencial que se delegue tarefas para estabelecer uma ordem. Então, é necessário conhecer bem a função de cada pessoa para designar alguma atividade a ela. Dessa forma, também se poderá estipular a meta a ser atingida.

2- Treine sua equipe

Um desempenho exemplar só é possível quando a equipe é bem treinada para executar sua função. Por isso, o gestor deve orientá-la sobre como e quando realizar as tarefas ou atribuir um responsável pelo treinamento. Além disso, ele precisa identificar as falhas para que se possa resolvê-las.

Ter essa questão resolvida vai refletir na agilidade e eficácia com que as atividades serão feitas. Bem como, no atendimento aos clientes e resolução dos problemas que surgem todos os dias.

3- Conheça seus funcionários

Por mais que essa dica seja óbvia, muitos não se dão conta de que não há como fazer a gestão de pessoas que você não conhece. Nesse sentido, ao saber quais são as qualidades de cada funcionário, ficará mais fácil dividir as tarefas de uma maneira assertiva e eficaz.

Respeite seus colaboradores

Ao se comunicar com os funcionários é imprescindível que seja respeitoso, principalmente ao chamar a atenção para um erro. Dessa forma, aqui se nota a importância do feedback em uma empresa, para que ele possa compreender bem e melhorar o seu trabalho. O respeito entre todos os colaboradores é muito importante para que a equipe permaneça unida. Como resultado, a produção de todos trará maiores resultados.

4- Reconheça as vitórias do seu time

Um grande motivador no ambiente de trabalho é o reconhecimento pelas vitórias do seu time. Afinal, todos se sentirão valorizados e mais entusiasmados para continuar com o bom trabalho. Ao mesmo tempo, recompensá-los pelo desempenho também é um modo de incentivar a darem o melhor, pois entendem o retorno ao entregarem mais resultados.

5- Use a tecnologia a seu favor

Atualmente, existem tecnologias que podem auxiliar muito na gestão de pessoas por meio de dados. Isto é, softwares que facilitam os processos do RH e automatizam os que são mais burocráticos, o que deixa mais tempo livre para ser gasto com questões mais importantes.

Esses programas também fornecem métricas muito úteis em tempo real para que os gestores tomem as melhores decisões. Portanto, investir em um deles é uma boa forma de tornar o setor de gestão mais eficaz.

A análise de dados é parte essencial da gestão de pessoas

Existem duas vertentes da análise de dados que são essenciais para a gestão e servem para medir o quanto ela é eficiente, são elas:

A coleta consiste em mostrar os resultados do RH e outros detalhes mais gerais. Por exemplo, informações sobre o andamento da produtividade e o quão satisfeitos estão os funcionários. Por outro lado, o People Analytics é uma maneira mais recente de utilizar dados relacionados a comportamento e desempenho. Com resultado, é possível reconhecer padrões para que se tome decisões ainda mais assertivas.

Existem ainda mais técnicas de análises para a gestão de pessoas. Dessa maneira, ao aderir a elas, as chances de ocorrerem erros nesse setor diminuem muito. Pois todas as áreas são observadas de um modo mais aprofundado, a fim de que a gerência sempre escolha o que é melhor para a empresa. Assim, não se pode negligenciar a importância desses sistemas e investir neles para garantir o crescimento da organização.

A gestão de pessoas ajuda a alavancar seu negócio

Os benefícios da gestão de pessoas são muitos e afetam de modo direto vários setores e processos da empresa. Então, isso também contribui para que os negócios cresçam de forma considerável, agora, conheça algumas dessas vantagens:

  • Contratações mais assertivas;
  • Aumento da produtividade e da motivação;
  • Gestão de benefícios;
  • Melhoria no ambiente de trabalho;
  • Desenvolvimentos dos colaboradores;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Alinhamento de objetivos empresariais.

Todos esses ganhos contribuem para que o dia a dia corporativo se torne mais fluido. Bem como, com processos, decisões, atividades e pessoas alinhadas para que tudo funcione da melhor forma possível.

img
img

Experimente nosso sistema agora

mail-icon

Leia Também: