Como utilizar HR Techs em gestão de pessoas?

HR techs vem do inglês “Human Resources”, ou seja, Recursos Humanos. Já o termo “tech” é a abreviação de tecnologia.

Portanto, nesse caso, a expressão remete às empresas focadas em automatizar e otimizar os processos de gestão de pessoas por meio da tecnologia.

Por que se aliar a uma HR tech

O principal objetivo de uma HR tech, diferente do que se pensa, não é substituir os profissionais de gestão de pessoas. Na verdade, elas vieram no intuito de melhorar as suas rotinas e apoiar o profissional de RH.

Ou seja, todas as soluções oferecidas por uma HR Tech otimizam o tempo e aceleram os processos em uma empresa.

Um ótimo exemplo são os processos seletivos. Com o auxílio de uma HR Tech, a empresa tem maiores chances de ser mais assertiva na sua contratação.

Isso também se aplica nas análises de resultados, pesquisa comportamental e cultural interna, dentre outros.
No entanto, o principal benefício é a redução de custos. Isso porque os processos, por serem mais assertivos, tornam-se mais rápidos, permitindo que os profissionais de gestão de pessoas trabalhem em novas estratégias.

Portanto, se aliar a uma HR Tech é uma forma garantida de estar inteirado com a inovação e a tecnologia.

Ela traz novidades para o seu setor e a sua empresa torna-se mais atrativa para todos, desde clientes a stakeholders.

Em que uma HR tech pode atuar

Existem três maneiras de atuação das HR Techs. São eles:

Controle de registros funcionais

Dentre as principais funções do departamento pessoal, é possível citar: organizar a frequência de colaboradores, férias e todas as questões trabalhistas e de registro.

As HR Techs oferecem soluções para todas elas, reunindo todas as informações importantes de pessoal.

Assim, facilita a folha de pagamento e até permite que os colaboradores registrem seu ponto de maneira digital.

Mapeamento Comportamental

O perfil comportamental também é uma das principais soluções trazidas pelas HR techs. É por meio dele que os gestores têm acesso às principais características comportamentais dos seus funcionários.

Dessa forma, a gestão de pessoas pode ser guiada por todas essas informações. Sendo assim, as decisões são mais assertivas, melhorando de forma significativa os índices de produtividade, satisfação e desenvolvimento.

Automatização de processos de RH

Essa é a atuação mais comum das HR Techs, que buscam otimizar processos, principalmente por meio de sua automatização.

Por exemplo: uma empresa pode oferecer um software que auxilia na gestão de jornada dos funcionários (que é o caso do DOT8).

A mesma lógica pode também ser aplicada em pesquisas de clima, análise de resultados e indicadores.

HR Tech em gestão de pessoas

Como dito anteriormente, uma das principais formas que as HR techs atuam é a automatização do controle de pontos.

As inovações ao longo da história mostram que o controle de ponto favoreceu empregados e empregadores, oferecendo mais segurança a ambas as partes. O aspecto comum entre essas inovações foi a tecnologia.

O relógio foi o 1º marco e a introdução do ponto eletrônico representou outro enorme avanço para. Agora, pode-se dizer que o ponto digital tem potencial para estabelecer um novo parâmetro, representar uma nova era. Mas, de que maneira?

Flexibilidade: atributo indispensável num mercado globalizado e na era digital

Atualmente, as empresas têm empregados que trabalham em horários flexíveis, home office ou de maneira remota. Há inclusive casos em que funcionários atuam em países e fuso horários diferentes. Diante dessa conjuntura, ficam algumas perguntas:

  • Como esses funcionários executariam a marcação de ponto?
  • Como o responsável faria o controle da jornada nesses casos?
  • E gestão das folhas de ponto e pagamento?

Todos esses são aspectos plausíveis na dinâmica de trabalho de pequenas, médias e grandes empresas no mundo todo. Com o ponto in loco, dificilmente haveria condições de responder essas perguntas. Contudo, o ponto digital permite a resolução dessas questões, pois possibilita o registro remoto da jornada, além do acompanhamento em tempo real por parte do administrador e a consolidação automática das informações geradas pelo sistema.

Transparência: para empresas, empregados e órgãos públicos

O ponto online tem a capacidade de tornar a relação patrão-empregado mais harmoniosa, além de tornar mais tranquila a fiscalização. Isso porque sua dinâmica propicia o armazenamento, compartilhamento e extração de dados de modo seguro e rápido. Isso permite que gestores salvem as informações sem riscos, empregados tenham acesso facilitado à sua folha de ponto, além da fiscalização que passa a ter acesso a uma fonte segura e ágil das informações pertinentes ao controle de ponto.

Por último e não menos importante: redução de custos e saúde financeira

Esse, sem dúvida, é o fator preponderante para qualquer negócio. Por ser um mecanismo de controle de ponto mais ágil, menos burocrático e inteligente, o ponto alternativo digital possui a capacidade de reduzir custos operacionais, por exigir menos tempo de trabalho e mitigar eventuais erros, o que permite redirecionar a força de trabalho para atividades mais lucrativas.

Além disso, um bom sistema de gestão do ponto também evita processos trabalhistas decorrentes da ausência ou má execução do controle de ponto. Dados da Justiça do Trabalho, publicados em 2019 pelo Tribunal de Justiça do Trabalho (TST), indicaram que 3.056.463 novos casos foram recebidos na Justiça do Trabalho em 2019.

Dentre todos esses casos, seis dos vinte assuntos mais recorrentes estão diretamente relacionados ao gerenciamento do ponto: horas extras e intervalos intrajornadas.

Ponto Digital – DOT8

O DOT8 é um sistema de ponto digital, que nasceu no intuito de acelerar e otimizar as rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos. Ele possibilita controlar a jornada de trabalho dos colaboradores, otimizando seu tempo e gerando mais eficácia.

Por meio da geolocalização, conseguimos proporcionar ainda mais segurança no controle de jornada. Além disso, nossa plataforma conta com um layout totalmente descomplicado, interativo e dinâmico.É simples, e proporciona uma visão ampla da sua gestão sem burocracias.

O DOT8 é um sistema inteligente de ponto digital, que usa a tecnologia no intuito de desafogar os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal de uma empresa. Isso porque, garantir maior produtividade numa tarefa tão burocrática é capaz de gerar mais valor para a organização.

Ser produtivo tem a ver com planejamento, prioridade e disposição. E, otimizar cada vez mais seu tempo no ambiente de trabalho é totalmente vantajoso, pois quanto mais otimizados são seu tempo e sua rotina, mais benefícios para a organização.

A nossa plataforma alia tecnologia de ponta com layout moderno e amigável, oferecendo um ganho médio de pelo menos 53% para seu tratamento de pontos. Nos importamos com o seu sucesso tanto quanto nos importamos com o nosso sucesso. Nosso compromisso é oferecer a você uma experiência positiva e satisfatória.

Gostaria de entender como funciona na prática? O DOT8 pode proporcionar maior segurança e gestão eficiente dentro da rotina do Departamento Pessoal. Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:

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