Para que seja feita uma gestão de qualidade, são necessárias algumas estratégias. Dentre elas, o endomarketing é uma das mais importantes.
Isto porque ela possibilita uma interação mais clara e objetiva entre os líderes e seus colaboradores.
Neste artigo, falaremos um pouco sobre o endomarketing e como ele pode existir dentro da sua empresa, sempre em busca de boas práticas de liderança e produtividade corporativa.
O que é endomarketing?
O endomarketing nada mais é do que uma ação de marketing voltada para o público interno da organização. Tem como principal objetivo integrar a noção de cliente nos processos da estrutura organizacional.
Saul Faingaus Bekin o define como “um instrumento que completa o esforço de uma organização, mobiliza seu público interno e aprimora a cultura interna para que possam oferecer um bom serviço.”
Ela é essencial para otimizar a motivação da equipe e melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho. Com ela, o aumento da produtividade e engajamento dos colaboradores é garantida!
A equipe de comunicação da empresa tem como função e objetivo integrar a noção do cliente nos processos da estrutura organizacional. Também pretende atrair os funcionários e obter resultados eficientes para a empresa.
Ele pode ser feito em datas comemorativas ou, melhor ainda, de maneira contínua. O importante é engajar o público interno.
Usando métodos motivacionais como palestras, eventos e treinamentos, foca em atrair e reter os funcionários. Assim, alinha com eles os principais objetivos da empresa, garantindo melhorias na qualidade dos seus serviços.
Esta estratégia é, portanto, muito importante. Ela possibilita que os colaboradores estejam comprometidos com os rumos e objetivos da companhia. Além disso, é por meio dela que a organização demonstra e reconhece a importância de todos os seus funcionários.
Quais as principais características do endomarketing?
Os setores de marketing e RH também trabalham juntos nesta modalidade. Aqui, são pensadas estratégias visando engajamento, motivação, reconhecimento e incentivo à formação profissional.
Benefícios do endomarketing
Utilizar essas estratégias é uma ótima forma de garantir que sua empresa atinja seus principais objetivos a curto, médio e longo prazo. Além disso, existem outros benefícios. São eles:
• Aumento da motivação
Funcionários felizes trabalham mais felizes. Isso é fato. Isto porque eles se sentem mais valorizados e, assim, estão dispostos a dar o seu melhor no seu trabalho.
• Redução do turnover
Funcionários mais felizes e engajados tendem a seguir os planos de seguimento . Ou seja, existe uma chance maior de retenção de talentos.
• Melhora do clima organizacional
O endomarketing também tem o poder de fazer com que os funcionários estejam mais alinhados aos valores da empresa. Além disso, não existe uma hierarquia de “poder”, e sim, um time onde todos trabalham juntos.
Exemplos de ações de endomarketing
Como dito anteriormente, existem diversas possibilidades de ações de endomarketing que podem ser realizadas nas empresas. Veja alguns exemplos:
- Aniversário;
- Reconhecimento de metas e ações;
- Happy hour na empresa;
- Datas comemorativas;
- Tempo de empresa;
- Palestras e eventos.
Conclusão
Ficou evidente o quanto é importante investir na saúde e produtividade dos seus funcionários, não é mesmo?
E aí, já utilizou este método na sua empresa? Como foram os resultados? Conta pra gente!
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