Essa última década ficou marcada pela automação de inúmeras atividades, serviços e tarefas, não é mesmo?

A grande maioria das empresas aderiu essa automação em seus atendimentos, diminuindo a quantidade do seu quadro de funcionários, o que reduziu custos, mas deixou de lado a confiança e lealdade. 

Portanto, neste artigo, iremos discutir sobre a importância do atendimento humanizado, quais são os seus benefícios, os 7 (sete) pilares fundamentais para implementá-lo de forma assertiva e como a tecnologia pode ser aliada. 

Veja quais são os principais tópicos abordados ao longo deste texto e boa leitura!

O que é atendimento humanizado?

Conforme mencionamos, o atendimento humanizado é uma estratégia que valoriza o diálogo atencioso e empático com o cliente. 

O foco está em resolver os problemas com respostas acolhedoras e personalizadas, diferentemente dos telemarketings ou mensagens automáticas que seguem scripts pré-determinados.

Quando uma empresa adota um atendimento humanizado, ela fortalece a relação com seus clientes. 

Então, ao se sentir valorizado, esses clientes percebem que aquela empresa pode ser uma parceira confiável, o que aumenta a fidelidade à empresa.

Em outras palavras, o atendimento humanizado vai além de um simples auxílio de quem está atendendo, mas também se configura como uma estratégia de negócio eficaz, pois melhora significativamente a experiência do cliente.

Portanto, podemos dizer que o atendimento humanizado nada mais é do que reconhecer e respeitar a importância das conexões emocionais com os clientes, pois de fato eles desejam ser tratados como indivíduos únicos, com suas próprias histórias, experiências e sentimentos, e não apenas como números ou transações comerciais.

Se você saber mais sobre o atendimento humanizado, dê o play e assista o vídeo:

Qual é a importância do atendimento humanizado?

Nos últimos anos, o avanço das tecnologias transformou a forma como as empresas se relacionam com o público, proporcionando um atendimento mais ágil e automatizado.

No entanto, é fundamental manter o aspecto humano em destaque, mesmo na Era Digital.

Investir na humanização e priorizar a qualidade sobre a quantidade é essencial para criar uma conexão mais forte com os clientes e conquistar sua fidelidade.

As ferramentas tecnológicas, embora sejam grandes aliadas, não conseguem substituir a capacidade humana de entender e empatizar com os sentimentos das pessoas.

Portanto, ao combinar tecnologia com a humanização, as empresas podem oferecer uma experiência mais rica e satisfatória, construindo relacionamentos duradouros e sólidos. 

Quais são os benefícios para as empresas ao implementá-lo?

Para as empresas, ao implementar um atendimento humanizado que valoriza os seus dois ativos mais preciosos: clientes e funcionários. 

Ambos desempenham papéis fundamentais na definição do sucesso ou fracasso dos negócios. 

De um lado, a qualidade e a eficiência do trabalho são diretamente influenciadas pelo engajamento e satisfação dos colaboradores.

Do outro lado, são os clientes que decidem se irão optar pela marca, influenciando diretamente os resultados das empresas. 

Portanto, ao investir em um atendimento humanizado, as organizações não só melhoram a experiência dos clientes como também fortalecem o vínculo com seus funcionários.

Isso cria uma relação harmoniosa e de parceria, onde ambos enxergam as empresas como uma aliada confiável.

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Os 7 pilares fundamentais para implementar atendimento humanizado na sua empresa

Veja quais são os 7 pilares do atendimento humanizado.

Antes de oferecer o atendimento humanizado para os seus clientes é preciso se organizar e planejar, além de seguir alguns pilares importantes. 

Logo abaixo, apresentamos a você 7 (sete) pilares que você deve seguir para que a sua empresa forneça um atendimento humanizado de qualidade. Confira!

1. Sempre dê atenção ao cliente

O primeiro pilar é o básico que toda empresa deveria ser obrigada a seguir: ouvir atentamente o que o cliente tem a dizer.

É importante praticar uma escuta ativa para compreender verdadeiramente a “dor” do cliente e, assim, poder encontrar a melhor solução.

Um dia prática para isso é passar mais tempo ouvindo do que falando, o que vai totalmente ao contrário da crença popular, ou seja, um bom setor de vendas é aquele que foca menos em falar e mais em escutar. 

2. Dê valor ao tempo do cliente

Você já se perguntou quanto tempo seu cliente está disposto a esperar para ser atendido por sua empresa?

O tempo de espera do cliente é um dos fatores mais importantes para garantir sua satisfação. 

Inclusive, de acordo com o relatório “Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil”, apresentou que 96% dos clientes acreditam que uma resposta rápida é fundamental no momento de decidir de qual empresa comprar.

Isso não é surpreendente, considerando que ninguém gosta de esperar por longos períodos para ser atendido.

A agilidade no atendimento é importante para evitar que o cliente se sinta desvalorizado ou ignorado.

Para alcançar essa agilidade, as respostas precisam ser rápidas e eficientes, independentemente do canal de comunicação, seja telefone, chat, e-mail ou outros. 

No entanto, é importante lembrar que a eficiência não deve comprometer a humanização no atendimento. 

Assim como já mencionamos, um atendimento humanizado é aquele que mostra empatia, compreensão e atenção às necessidades do cliente.

Embora o autoatendimento, como FAQs e chatbots, possam ser excelentes ferramentas para agilizar respostas, as empresas que optarem por utilizar essas ferramentas devem equilibrar com humanização. 

Portanto, a chave para a satisfação do cliente está em encontrar o equilíbrio entre agilidade e humanização no atendimento.

3. Tenha empatia com o seu cliente

Outro pilar fundamental para um atendimento humanizado de excelência é ter empatia com o seu cliente. 

Se a sua equipe de atendimento demonstrar empatia aos seus clientes, será capaz de identificar todos os sentimentos, entender qual é a “dor” e criar uma solução personalizada baseada no problema exposto.  

4. Pratique o atendimento personalizado

Um bom atendimento humanizado passa pela personalização da interação com o cliente. Mas o que isso significa? 

A sua equipe precisa coletar e utilizar informações específicas, como nome, se tem um histórico de interações, as principais “dores”, as preferências, compras anteriores, etc. 

É importante saber que a tecnologia é uma forte aliada para implementar esse processo, com base no sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM).

Mas calma, falaremos sobre as tecnologias disponíveis com mais detalhes no decorrer do texto.

5. Tenha uma equipe proativa

Não deixe que a sua equipe espere que os clientes façam exigências no momento do atendimento.

Em outras palavras, antecipe oferecendo além daquilo que vá solucionar o problema, mas tome cuidado para que a sua equipe não se torne inconveniente e atrapalhe todo o relacionamento que foi construído. 

6. Use sempre uma linguagem clara e humanizada

Outro pilar importante, mas que as empresas acabam deixando passar é a importância da linguagem e do tom de voz usados pelas equipes ao se comunicarem com os clientes.

No atendimento humanizado, a linguagem deve ser clara, amigável, humanizada e objetiva. Isso significa que a sua equipe deve evitar jargões técnicos e palavras complicadas.

Opte por uma comunicação direta e fácil de entender, utilizando frases simples e concisas.

Isso auxilia na redução de possíveis mal-entendidos e permite que os clientes compreendam as informações rapidamente.

7. Impulsione as soft skills sua equipe

Por fim, saiba que não basta apenas criar um roteiro detalhado com instruções específicas para diversas situações.

Portanto, é fundamental treinar a sua equipe, e para isso, é preciso promover soft skills, como o pensamento crítico, a atitude positiva e a capacidade de trabalhar bem em equipe.

Essas habilidades não só melhoram a experiência do cliente, mas também ajudam no crescimento pessoal e profissional de cada membro do time. 

Além disso, treinar a equipe usando exemplos reais de diferentes situações de atendimento é mais uma alternativa, pois permite que eles internalizem e repliquem as melhores práticas de um atendimento humanizado.

Como a tecnologia pode facilitar o atendimento humanizado?

Como a tecnologia ajuda no atendimento humanizado?

Você sabia que muitas empresas acreditam que a automação de alguns serviços pode prejudicar o atendimento humanizado? Saiba que isso é um mito e vamos te explicar porquê. Confira!

Na verdade, a tecnologia pode e deve ser uma aliada na humanização do atendimento.

Diversas ferramentas permitem uma gestão automatizada com acesso a dados em tempo real, o que facilita decisões mais assertivas.

As tecnologias de banco de dados, como o CRM e análise de dados, por exemplo, permitem coletar dados detalhados sobre clientes e suas interações, viabilizando um atendimento personalizado. 

Para colaboradores, a tecnologia oferece informações sobre desempenho e resultados alcançados, o que possibilita feedbacks construtivos e oportunidades de desenvolvimento focadas na evolução profissional.

Portanto, a integração entre atendimento humanizado e tecnologia resulta em um ambiente organizacional mais eficaz e colaborativo, que valoriza o bem-estar e o engajamento dos funcionários.

Como o DOT8 aplica o atendimento humanizado?

No DOT8, o suporte e o atendimento humanizado são considerados nossas prioridades, onde colocamos nossos clientes no centro de tudo. 

Priorizamos por um atendimento 100% humano e acolhedor, com interações personalizadas, entendendo a “dor” única de cada cliente. 

Nosso compromisso com um atendimento humanizado fortalece e reforça os laços com nossos clientes, promovendo uma experiência única e duradoura. 

Portanto, se você deseja conhecer a nossa solução de ponto eletrônico digital, através de um atendimento humanizado, entre em contato conosco

Conclusão

Chegamos ao final de mais um artigo! Esperamos que você tenha compreendido tudo sobre a importância do atendimento humanizado para as empresas.

Lembre-se que ao implementá-lo na sua empresa, você não só garante que os seus clientes estejam satisfeitos, mas também que os seus colaboradores trabalhem mais felizes e engajados.

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Até à próxima!