voltar
Como bater ponto corretamente?

Saiba como simplificar os seus processos com o aplicativo de ponto online!

O controle de ponto é uma prática essencial dentro das organizações, justamente porque ele auxilia no registro e monitoramento das horas trabalhadas pelos colaboradores. Sendo assim, com a evolução tecnológica surgiu o aplicativo de ponto online. 

Esses softwares oferecem uma solução muito mais moderna e eficiente para cuidar dos processos das empresas, além de proporcionar formas precisas de registrar e controlar a jornada de trabalho dos profissionais. 

Por isso, no conteúdo de hoje vamos te mostrar uma série de benefícios e vantagens do aplicativo de ponto online e em como elas podem contribuir com o setor de RH. 

Confira: 

O que é um aplicativo de ponto online? 

Por meio do aplicativo de ponto online, as empresas realizam o registro e o controle eficiente das horas trabalhadas pelos colaboradores de uma empresa. Sendo assim, essa ferramenta é acessível e adaptável para qualquer tipo de negócio, proporcionando praticidade, flexibilidade e precisão na gestão da jornada de trabalho.

Isso porque, com um aplicativo de ponto, os colaboradores podem registrar seus horários de entrada, saída e intervalo de forma simples e rápida, utilizando dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou o  sistema web disponível pelo computador. 

Além disso, essa abordagem elimina a necessidade de métodos tradicionais, como o uso de relógios de ponto físicos ou planilhas manuais, otimizando o processo de registro e reduzindo erros de digitação, fraudes e retrabalho.

Mas não é só isso… 

Com esse método, você pode utilizar recursos avançados, como geolocalização para garantir a veracidade dos registros de ponto. Ou seja, é possível rastrear e controlar a jornada de trabalho dos colaboradores internos e externos. 

Outras vantagens dos aplicativos de ponto é a captação de informações como horas extras, ausências, atrasos e horas trabalhadas dos colaboradores. Dessa forma, o setor de RH consegue ter um controle muito mais preciso e gerar relatórios para analisar o comportamento dos funcionários, por exemplo. 

Além de todos os pontos citados acima, os aplicativos de ponto possuem uma série de benefícios e vantagens para auxiliar a sua empresa nas funções mais burocráticas. A folha de pagamento, cálculos de horas e administração de pagamentos dos profissionais são  exemplos disso. 

Mas é ao longo desse conteúdo que vamos te mostrar como tudo isso funciona. Por isso, não deixe de ler os próximos tópicos e fazer a melhor escolha para o seu negócio. 

Como funciona um aplicativo de ponto online? 

Como dissemos anteriormente, o aplicativo de ponto online é uma ferramenta para facilitar os processos de controle de ponto e o registro de ponto dos colaboradores, uma vez que ele oferece uma tecnologia muito mais prática e flexível comparada aos modelos mais tradicionais. 

Sendo assim, a principal função de um aplicativo de ponto online é permitir que os colaboradores registrem seus horários de entrada, saída e intervalo de trabalho. Desse modo, esses registros podem ser realizados por meio de dispositivos móveis, como smartphones, tablets ou o sistema web. 

Abaixo, vamos te ensinar como tudo funciona no DOT8. Confira: 

Aplicativo de ponto no celular

O primeiro passo é baixar o aplicativo da DOT8. O colaborador precisa do app para começar a registrar os seus pontos, e ele pode ser encontrado tanto para dispositivos androids quanto para iOS.

Após esse passo e o registro do colaborador pelo Gestor de RH, está na hora de acessar o aplicativo. Para isso, o profissional precisará do pin de acesso disponibilizado por quem realizou o seu cadastro no sistema do DOT8. 

No aplicativo, você encontrará funcionalidades como geolocalização e acompanhamento em tempo real da sua jornada de trabalho dos funcionários. E eles funcionam da seguinte forma: 

  • Geolocalização: O aplicativo pode usar recursos de geolocalização para verificar a localização dos colaboradores no momento do registro de ponto, garantindo a veracidade dos seus registros.
  • Acompanhamento em tempo real: Os gestores podem usar o aplicativo para acompanhar em tempo real a jornada de trabalho dos colaboradores, visualizando quem está trabalhando e em quais horários cada funcionário está disponível. 

Além desses pontos, o aplicativo de ponto da DOT8 também contribui com a manutenção de relatórios mensais, isso porque com dados sobre horas trabalhadas, horas extras, atrasos e ausências, o gestor consegue mapear o desempenho dos colaboradores de forma individual. 

Aplicativo de ponto no navegador web

O acesso via navegador também não tem segredo, a única diferença é que ao invés de você ou o seu colaborador precisar baixar o aplicativo de ponto, aqui, vocês entraram na plataforma pelo site do DOT8. 

Isso porque todos os dados da plataforma são salvos em nuvem e permite que tanto colaboradores quanto gestores tenham acesso às informações em tempo real. 

Mas você deve estar se perguntando como acessar a interface pelo site, e é muito simples. Ao entrar no site da DOT8, no canto superior direito terá a opção “login” e ao clicar nela, você poderá acessar a interface com o seu usuário e senha já cadastrados. 

Pelo sistema web, tanto gestores quanto funcionários terão acessos às funcionalidades liberadas para cada um deles. Abaixo vamos te mostrar algumas: 

  • Acompanhamento em tempo real: Os gestores e supervisores podem acessar a plataforma para acompanhar em tempo real a jornada de trabalho dos colaboradores, assim como no aplicativo para celular.
  • Relatórios e análises: A plataforma oferece recursos para gerar relatórios detalhados com base nos registros de ponto, semelhantes aos disponíveis no aplicativo para celular.
  • Integração com sistemas de folha de pagamento: A integração com sistemas de folha de pagamento pode ser realizada por meio da plataforma online, permitindo a automação do cálculo das horas trabalhadas e a geração de folhas de pagamento.

Essas são algumas das funcionalidades disponíveis em nosso sistema com a finalidade de promover um RH muito mais assertivo e eficaz. Mas confira o tópico abaixo e conheça todos os benefícios de automatizar o ponto da sua empresa. 

Quais os benefícios do aplicativo de ponto online para a sua empresa? 

Se você chegou até aqui, é muito provável que já conheça um aplicativo de ponto e saiba que ele possui inúmeras vantagens para o setor de RH de qualquer empresa. Contudo, agora vamos citar alguns benefícios que são os diferenciais para que esse modelo de controle de ponto se destaque dentre todas as opções. 

Observe e, após analisar os pontos abaixo, não deixe de fazer a sua melhor escolha. 

Gerenciamento prático da folha de ponto

O aplicativo de ponto online simplifica e agiliza o processo de registro e controle de horas de trabalho. Isso porque, os funcionários possuem a autonomia de registrar seus horários de entrada e saída diretamente pelo aplicativo, eliminando a necessidade de preencher planilhas físicas ou assinar folhas de papel. 

Dessa forma, automatizar todos esses processos que antes eram muito burocráticos, reduz o tempo gasto na gestão manual da folha de ponto, evita erros de cálculo e simplifica o trabalho dos gestores de RH. 

Redução de custos

O uso de um aplicativo de ponto pode levar a uma redução significativa nos custos operacionais da empresa. Isso acontece, porque ao eliminar o uso de papel, planilhas físicas e processos manuais, há uma economia de recursos materiais. 

Além disso, a automatização do processo de registro de ponto reduz erros e fraudes, evitando pagamentos incorretos e retrabalho. Isso resulta em uma melhor gestão de recursos e economia de dinheiro.

Sem contar nos gastos com manutenção dos modelos de registros de ponto mais tradicionais. Com um aplicativo de ponto, por exemplo, a sua empresa consegue ter um serviço preparado para atender as necessidades do negócio, com uma segurança ainda maior e um custo muito baixo.

Otimização de tempo 

Além de todos os pontos citados acima, o aplicativo de ponto online permite que os funcionários registrem seus horários de trabalho de forma rápida e prática. Sendo assim, a automatização do processo de cálculo de horas e geração de relatórios economiza tempo para o setor de RH. 

Dessa forma, o uso de uma ferramenta como o aplicativo de ponto, pode garantir que as demandas de trabalho do RH se  concentrem em tarefas mais estratégicas, ou seja, a otimização do tempo resulta em maior produtividade e eficiência em toda a empresa.

Segurança de dados 

A segurança de dados é um dos pontos mais fortes dos aplicativos de ponto, isso porque eles possuem recursos avançados que incluem criptografia de ponta a ponta, proteção contra acesso não autorizado, armazenamento em nuvem e backups regulares.

Dessa forma, ao usar um aplicativo confiável, você pode ter a tranquilidade de que as suas informações  e dos seus funcionários estão protegidas e em conformidade com as regulamentações da LGPD. 

Portanto, podemos dizer que esse recursos contribui de forma direta na gestão eficiente dos seu quadro de funcionários e previne qualquer tipo de problema em relação aos dados inseridos na plataforma. 

O aplicativo de ponto é seguro para as empresas?

Podemos afirmar que o aplicativo de ponto é muito mais seguro se comparado aos relógios de ponto mais convencionais. Isso porque, com uma ferramenta mais atualizada e que possui inúmeras funcionalidades anti-fraude, é possível garantir que tanto a empresa quanto os colaboradores estarão protegidos. 

Algumas medidas de segurança presentes no aplicativo de ponto, são: 

  • Senha ou pin de acesso; 
  • Reconhecimento facial;
  • Geolocalização;
  • Prevenção de riscos;
  • E mais…

Além disso, os modelos mais atuais de registro de ponto estão autorizados pela legislação trabalhista brasileira. Desse modo, qualquer empresa pode adquirir esse serviço, garantindo a conformidade com a lei e a segurança de dados. 

Portanto, para que você se sinta seguro em adquirir um aplicativo de ponto online, nós vamos te mostrar todas as diretrizes da lei para o modelo. Confira!

Quais as diretrizes da legislação trabalhista para o aplicativo de ponto online? 

Para entendermos as diretrizes da legislação trabalhista para o uso do aplicativo de ponto, é importante saber quais são as leis que regem o controle de ponto no ambiente de trabalho e para que elas servem. 

Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT)

Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)

Desse modo, de acordo com o art.74 da CLT, é obrigatória a adoção de um sistema de controle de ponto em estabelecimentos com 20 ou mais funcionários. 

No entanto, essa norma não especifica o uso de um sistema específico, permitindo que as empresas escolham o modelo que melhor atenda às suas necessidades. Seja ele um sistema manual, mecânico, eletrônico ou online.

No caso de optar pelo sistema alternativo, como o aplicativo de ponto, a legislação trabalhista estabeleceu a Portaria 671, que estabelece as normas a serem seguidas para a utilização desse modelo.

Portaria 671

As Portarias 1510 e 373 foram substituídas pela nova Portaria 671, em novembro de 2021. E a principal mudança que ocorreu foi a maior abrangência às questões relacionadas ao registro de ponto nas empresas brasileiras. 

Podemos até dizer que tal mudança foi motivada pelas transformações digitais e a evolução das relações de trabalho nos últimos anos. Com isso, a Portaria 671 passa a regularizar outros modelos de registro de ponto, sendo eles: 

  • REP-C (Registradores Eletrônicos de Ponto Convencional);
  • REP-A (Registradores Eletrônicos de Ponto Alternativo);
  • REP-P (Registradores Eletrônicos de Ponto por Programa); 

Sendo assim, ao serem regularizados, tornou-se obrigatória a emissão de comprovante de registro de ponto, assim como o detalhamento do espelho de ponto. 

Além disso, a portaria também trouxe mudanças significativas, como a extinção dos arquivos ADFT e ACJEF e a criação de um novo padrão. Em outras palavras, essas mudanças buscam fornecer diretrizes claras sobre o registro de ponto, garantindo a transparência, a segurança e a conformidade com as leis trabalhistas em relação ao controle de jornada dos colaboradores.

Conclusão 

Portanto, os aplicativos de ponto online se tornaram uma ferramenta valiosa para todos os tipos de empresa, isso porque, com eles é possível  simplificar e aprimorar o controle de ponto e a gestão de recursos humanos.

Além disso, com a automatização desse processo, o gestor de RH fica muito mais seguro em acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores, ou seja, o aplicativo de ponto conta com funcionalidades assertivas para o funcionamento das empresas

  • Gerenciamento prático da folha de ponto;
  • Acompanhamento em tempo real da jornada de trabalho;
  • Redução de custos;
  • Assessoria jurídica mensal;
  • Auditoria trabalhista;
  • E muito mais. 

Desse modo, os aplicativos de ponto podem simplificar os processos da sua empresa, trazendo maior precisão, eficiência e segurança. Além de otimizar o tempo e os recursos dedicados à gestão de pessoal.

img
img

Experimente nosso sistema agora

mail-icon

Leia Também: