Durante muitos anos, as empresas tinham uma estrutura hierárquica muito pouco flexível e acessível.
No entanto, o mundo corporativo passou por diversas transformações nos últimos anos e, com isso, viu-se a necessidade de engajar e reter talentos.
Com isso, foram surgindo novas modalidades e tendências de Gestão de Pessoas, como por exemplo, o Upskilling e o Reskilling.
Do inglês, Skill quer dizer habilidade. No português, o dicionário as define como demonstração de destreza, engenho.
Inclusive, muito tem se falado a respeito das soft skills e hard skills. Ou seja, as habilidades comportamentais e técnicas dos colaboradores.
No que se refere ao Upskilling, é possível dizer que ele auxilia as outras duas. Ele consiste em aprimorar as habilidades dos funcionários, visando crescimento profissional.
Este investimento no upskilling geralmente é feito por meio de treinamentos, palestras e cursos oferecidos pela empresa.
Como dito anteriormente, o principal objetivo do Upskilling é o aprimoramento de habilidades.
Utilizando as ferramentas disponíveis, a empresa investe no seu colaborador, atualizando seus conhecimentos e permitindo que ele se torne cada vez mais capaz dentro do seu setor e ramo de atuação.
Para garantir o bom funcionamento de uma empresa, existem algumas habilidades essenciais que todo colaborador deve ter.
São elas:
Um profissional capacitado deve ser capaz de agir com destreza diante de crises, problemas diversos e imprevistos. Ter, portanto, a mente aberta e ouvir diferentes pontos de vista.
Essa característica é fundamental no momento de assumir riscos. É claro que, desenvolvê-la, inicialmente, pode ser desconfortável, já que é necessário sair da sua zona de conforto.
Além disso, os gestores devem saber delegar tarefas e contribuir para o crescimento das habilidades comportamentais.
Esta habilidade auxilia para saber colocar ideias em prática de maneira rápida e prática.
Ademais, um profissional com iniciativa deve oferecer ajuda e aprender com os erros cometidos.
A empatia é a capacidade de compreender e se colocar no lugar do outro. É essencial em todas as esferas da vida, e mais ainda na profissional.
Ela garante uma boa relação entre líderes e funcionários, sendo a chave para uma boa comunicação e gestão de pessoas.
Conquistar essa habilidade é um pouco mais difícil que as demais, porém não é impossível.
O mercado necessita de líderes proativos e que inspirem seus funcionários a trabalharem como um time, além de serem independentes e capazes de assumir responsabilidades.
É preciso ter muito cuidado com esta habilidade, pois ela pode acabar gerando confrontos dentro da equipe.
A competitividade deve ser feita de modo saudável, ou seja, criar metas claras, querer sempre ir além dos seus objetivos e superar desafios diariamente.
Ela está mais interligada com emoções e habilidades individuais do que com o próximo.
Em um ambiente de trabalho vamos encontrar pessoas de diversas classes, estilo de vida e pensamentos diferentes. Saber lidar e respeitar essas diferenças é ideal.
Além disso, saber ouvir e aceitar críticas e eliminar quaisquer barreiras auxiliam no desenvolvimento desta habilidade.
Além do upskilling, uma outra tendência de RH muito falada é o Reskilling.
Enquanto o upskilling consiste no aprimoramento de habilidades, o reskilling é a requalificação.
Ou seja, adquirir novas habilidades, no intuito de realizar um tipo de trabalho diferente do que se está acostumado.
O reskilling serve como um auxílio para chegar mais rápido aos seus objetivos profissionais.
Vivemos em um mundo que passa por mudanças constantes. Isto porque o advento e evolução da tecnologia proporciona que o mercado sofra mudanças cada vez mais rápidas.
Nesse sentido, é necessário se adequar. Os profissionais devem se adequar e adquirir habilidades para auxiliar no seu trabalho.
As empresas devem, portanto, ajudar a desenhar programas de formação e conscientizar seus colaboradores a respeito da importância de manter um aprendizado constante.
Uma empresa que investe nos seus colaboradores tem tudo para se destacar no mercado.
Isto porque, diferente de antes, hoje em dia o Employee Experience é um grande diferencial nas corporações.
Apesar de existir uma hierarquia de cargos, a comunicação e rotinas são muito mais humanas e flexíveis.
Isso também contribui para um melhor feedback por parte dos clientes. Afinal, tudo parte de dentro para fora. Funcionários que têm qualidade de vida no trabalho, tendem a proporcionar melhores resultados e atendimentos.
O upskilling e o reskilling impactam diretamente no posicionamento da empresa no mercado.
Isto significa que, diante um bom investimento, uma empresa que tem boa capacidade de reter e investir nos seus talentos saem na frente dos seus concorrentes.
Investir no próprio negócio e beneficiar a evolução dos profissionais contribuem também gerando bons resultados.
A implementação do upskilling pode acontecer das mais variadas formas. São elas:
Seja presencial ou online, os treinamentos auxiliam a direcionar os conhecimentos e desenvolver melhor suas habilidades.
Por meio deles, os gestores conseguem acompanhar de forma mais assertiva o desenvolvimento dos seus funcionários.
Profissionais experientes podem ser de grande ajuda neste momento. Seja alguém que já trabalha na sua empresa ou uma pessoa de fora, uma palestra ou reuniões rápidas com instruções auxiliam nesse desenvolvimento.
Antes de agregar novas habilidades, é preciso entender, primeiramente, o que os seus colaboradores têm de pontos fortes e pontos fracos. Por isso, é necessário fazer um mapeamento e identificar o que falta na sua empresa.
Possibilite que a sua equipe tenha recursos educativos para adquirir novas habilidades. Isto pode ser feito proporcionando a eles um bom programa com cursos, palestras, workshops ou o formato que sua empresa achar mais assertivo.
Ficou evidente que, contribuir para o crescimento tanto pessoal como profissional do seu time é a chave para o sucesso da sua empresa!
Uma corporação é, antes de tudo, composta por pessoas. Portanto, priorizá-las é o ideal.
Cada segmento deve identificar quais as estratégias fazem mais sentido para o seu negócio e, a partir disso, colocá-las em prática. Assim, todos crescem juntos!
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