Recursos tecnológicos a favor dos Recursos Humanos
Dispor de tecnologia é algo visto como normal ou mesmo primordial em diversos segmentos. A produção da indústria, por exemplo, quase sempre depende dela para produzir. O setor de serviços cada vez mais baseia suas atividades em plataformas e aplicativos web.
Esse é um movimento natural no mercado, algo que também se aplica a outras áreas internas de uma empresa, como o RH.
Uma tecnologia como o DOT8, um sistema inteligente de ponto digital, é capaz de desafogar o setor de RH de uma empresa. Isso porque reduzir o tempo despendido numa tarefa recorrente e demorada como o controle de ponto pode ser de grande valia para o negócio como um todo.
Ainda que indiretamente, o controle de ponto online pode gerar mais valor para empresas. Afinal, quanto menor o tempo gasto nessa operação, maior a possibilidade de alocação de recursos (humanos e financeiros) em atividades como:
Acompanhamento em tempo real
Através da folha de ponto o gestor ou profissional de departamento pessoal consegue monitorar a assiduidade, absenteísmo e pontualidade dos empregados. Esse acompanhamento é importante para detectar profissionais desgastados ou insatisfeitos, por exemplo, e dependendo do porte da organização, essa pode ser uma tarefa árdua.
Na verdade, com um sistema de ponto manual e burocrático torna-se uma tarefa praticamente impossível de ser cumprida, pois exigiria tempo e dedicação exclusiva de profissionais. Contudo, um sistema de ponto online, cujas informações são intuitivas e atualizadas constantemente pode facilitar a identificação de gaps de produtividade nos empregados.
Dessa forma, sem gastar muito tempo e tampouco dinheiro, é viável manter um time de profissionais motivados e interessados, além de possibilitar um planejamento de férias mais assertivo, bem como promover ações de integração engajamento com aqueles funcionários que demonstraram sinais de queda por meio controle do ponto.