Business, do inglês, negócios. E, partner, quer dizer parceiro.
De maneira simplificada, o Business Partner é um parceiro de negócios.
Na prática, ele atua como consultor interno, buscando garantir um bom relacionamento entre setores, comunicação assertiva e gestão de pessoas de sucesso.
No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre o Business Partner.
Boa leitura!
Também conhecido como consultor interno, o Business Partner é um profissional que pensa estrategicamente no intuito de unir as áreas de Recursos Humanos e Negócios.
Na gestão de pessoas, ele tem um papel muito importante: garantir a eficiência dos processos e o bom relacionamento entre os setores.
Dentre as principais atribuições de um business partner, é possível citar:
Além disso, ele ainda garante um bom andamento do negócios e dos seus resultados.
Ele é, basicamente, um maestro que precisa coordenar as atividades , buscando atingir com sucesso os processos da empresa.
Um business partner deve ser capaz de compreender bem os processos dentro de uma organização. Isto é:
Um business partner não necessita de uma única área do conhecimento. Num geral, quem costuma ocupar este cargo são administradores, psicólogos e analistas de RH.
Entretanto, ele precisa ter experiência prévia em Recursos Humanos e Gestão de Pessoas.
Além de auxiliar no andamento dos processos, um business partner tem o papel de, como dito anteriormente, aproximar os setores dentro da organização.
Nesse sentido, ele trabalha auxiliando nos processos de feedback, podendo aprimorar todo o processo de planejamento.
Ademais, ele também contribui nos processos de contratação. E, assim, fazer contratações mais assertivas e alinhar os objetivos e metas, contribuindo de maneira extremamente positiva para o crescimento da empresa.
Os funcionários são o principal capital de uma empresa. Por isso, contratar um profissional de qualidade que vai cuidar da qualidade de vida no trabalho de cada um é essencial.
A contratação de um Business Partner agrega valor à carreira de todos, pois ele tem o poder de promover uma integração saudável entre todos.
Se deseja Construir carreira como um Business Partner, é necessário entender os objetivos dos gestores, equipe e cliente.
Dave Ulrich, especialista em gestão de pessoas, compartilha sua experiência e observações sobre a área em seu livro "Os campeões de Recursos Humanos". Para ele, um Business Partner possui cinco desafios principais.
São eles:
Ele deve se dedicar e acompanhar ativamente o andamento de todas as estratégias planejadas.
As ações de um Business Partner devem contribuir de forma positiva na experiência dos funcionários, investidores e consumidores.
Ou seja, todos devem estar plenamente satisfeitos com a empresa e é papel do consultor garantir que isso seja possível.
Um bom Business Partner deve participar ativamente nos processos de planejamento.
Seu ponto de vista a respeito dos processos da empresa são essenciais, até mesmo para auxiliar na tomada de decisões.
O BP tem uma grande vantagem sobre alguns funcionários: ele possui uma perspectiva bem ampla sobre o negócio.
Dessa forma, é possível prever potenciais riscos que a empresa está ou possa ter futuramente.
É este profissional quem prepara os líderes e as suas respectivas equipes diante de novos cenários, regras e desafios de uma empresa.
Ficou evidente a importância de contar com um Business Partner no seu negócio.
Além de dar suporte e ser o braço direito dos gestores, ele organiza as equipes e cuida de tudo para garantir um ambiente de trabalho saudável e agradável.
Dessa forma, as equipes conseguirão ter o mais alto desempenho e atingir seus objetivos com êxito.
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