O People Analytics é um método de gestão de pessoas que se baseia na coleta e análise de dados para tornar o RH mais estratégico.
Ou seja, organiza todos os dados, visando otimizar as rotinas e o gerenciamento de dados do Recursos Humanos.
Além disso, também conta como objetivo a identificação de padrões e tendências de comportamento, atitudes e resultados dos colaboradores.
Ao contrário do que muitos podem pensar, o People Analytics não é um software específico e sim uma metodologia. Esta, tem como objetivo coletar, organizar e analisar dados coletados e ter uma visão mais estratégica na gestão de pessoas.
Por meio dela, o profissional de RH tem seus objetivos e atividades mais claras no seu dia a dia, principalmente no que se refere à tomada de decisões.
Além disso, ele consegue identificar de forma mais rápida e prática os pontos fortes e fracos dos seus funcionários e saber quando eles se destacam.
Outros problemas como turnover, nível de engajamento e produtividade também são possíveis de serem identificados.
O método é, na verdade, derivado do Big Data e foi criado em 2007 pela própria Google. De acordo com Mike West, um dos membros fundadores do People Analytics na empresa, diz:
"Foi uma questão de lógica, pois como na Google a área de Recursos Humanos é chamada de People Operations, a área de Analytics de RH só poderia ser chamada de People Analytics.”
Porém, a multinacional não foi a primeira a utilizar o método em suas rotinas de RH.
Em um texto no seu LinkedIn, ele cita a criação da “HR Decision Support” na empresa “Merck”, farmacêutica alemã. Este, foi criado em 2001, enquanto o People Analytics da Google só foi criado em 2007.
Os anos 2000 foram um período de grande expansão da informatização por todo o mundo, o que contribuiu de maneira significativa para a criação destas estratégias.
De acordo com um estudo de 2015 da PWC, apenas 34% das empresas no Brasil costumam verificar as informações básicas dos seus funcionários. E, mesmo assim, utilizam ferramentas mais básicas como contagens simples e dados demográficos.
No entanto, o People Analytics tem crescido cada vez mais no cenário brasileiro.
Alguns anos mais tarde, em 2017, a Deloitte divulgou um relatório em que constavam as principais tendências de capital Humano. Nele, constavam que o People Analytics foi considerado o mais importante pelos brasileiros.
Por fim, a pesquisa da PWC ainda aponta um longo, porém esperançoso caminho para a evolução. De acordo com ela, 9% das empresas entrevistadas conseguem traçar cenários futuros e atuar efetivamente para otimizar oportunidades e evitar riscos.
O conceito de Big Data é bem amplo. De modo sucinto, é possível defini-lo como uma variedade de dados que chegam em grande velocidade e muito volume. Ou seja, uma área do conhecimento capaz de tratar, analisar e obter informações a partir desse conjunto de dados.
Seu objetivo é permitir mais assertividade na tomada de decisões. Nesse sentido, pode-se dizer que o Big Data é a obra-prima do People Analytics.
Dessa forma, os responsáveis conseguem obter de maneira organizada e fazer uma boa análise e obter resultados reais e confiáveis.
Para ter sucesso na implementação desta metodologia, existem alguns pontos importantes nos quais é preciso se atentar.
Reúna o máximo de informações possíveis. Desde a contratação até resultados alcançados e o motivo do desligamento, devem ser armazenados.
Não adianta simplesmente implementar o People Analytics. É necessário ter um objetivo bem claro definido. Com isso, analise quais são as prioridades do seu negócio e mapeie os assuntos mais relevantes no dia a dia da sua empresa.
Inclua na agenda de Gestão de Pessoas o que coletar, como coletar e a forma como esses dados devem ser tratados. Além disso, esses profissionais também devem se familiarizar com as principais métricas e indicadores como turnover e absenteísmo.
Este método possui três simples etapas.
Este processo, para ser cumprido com êxito, deve passar por algumas etapas. São elas:
Existem muitas vantagens ao aplicar o People Analytics na sua empresa. A metodologia tem o objetivo de otimizar as rotinas e proporcionar uma melhora na experiência e nas relações de trabalho.
Ele utiliza a tecnologia para permitir uma boa gestão de dados, a fim de obter bons resultados e impulsionar o crescimento da companhia.
A visão ampla dos processos ainda permite até uma realocação de talentos.
Além disso, existem outras particularidades, como:
O People Analytics permite trabalhar com uma variedade de dados. Portanto, cada projeto deve analisar as ferramentas oferecidas no mercado e adotar a que faz mais sentido no seu negócio.
Aqui no DOT8, uma das nossas principais ferramentas é o Módulo Dashboard. Nele, ficam organizadas em um só lugar todas as informações mais importantes da sorganização e dos seus funcionários.
Com isso, é possível metrificar de forma fácil, rápida e dinâmica os processos da sua empresa, como turnover, absenteísmo, etc.
Fica evidente o quanto o People Analytics é capaz de automatizar e otimizar os processos dentro das organizações.
Utilizando as ferramentas corretas, adotar este método será um dos melhores investimentos da sua empresa.
O DOT8 proporciona uma visão ampla e estratégica nas rotinas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal. Com a nossa plataforma, você garante maior produtividade e sucesso nos seus processos.
Gostaria de conhecer na prática? Entre em contato com um de nossos consultores e saiba mais.
DOT8, você um ponto à frente.