Se você está em constante contato com a tecnologia, com certeza já ouviu falar em Machine Learning.
Mas, você entende bem este conceito?
Imagine, por um minuto, todos os processos de aprendizado que você passou até chegar onde está agora.
Certamente, você passou por processos para aprender a andar, falar, escrever, resolver cálculos, dentre muitos outros.
Ou seja, da mesma forma como nós seres humanos estamos constantemente evoluindo por meio de aprendizados, o mesmo ocorre com a tecnologia que nos cerca.
Se hoje você pode desbloquear seu celular usando apenas o seu rosto, é porque as máquinas passaram por um longo processo de aprendizagem.
Este é, de forma bem básica, o conceito de Machine Learning.
Do inglês, Machine, “Máquina” e Learning “Aprendizado”. Ou seja, em tradução livre: “Aprendizagem de máquina”.
Portanto, o Machine Learning é uma tecnologia que tem o intuito de capacitar computadores a aprenderem por meio de dados e experiências.
Arthur Samuel, foi um cientista da computação e engenheiro do MIT. Pioneiro nos campos de jogos e inteligência artificial, foi ele quem criou o termo “machine learning” em 1959.
De acordo com ele, definiu este termo como “um campo de estudo que dá aos computadores a habilidade de aprender a sem ter sido programados para tal”.
Com a evolução da internet, o termo foi tomando forma e ganhando espaço no ramo da tecnologia. Atualmente, o Machine Learning pode ser entendido como uma análise de dados que tem como finalidade identificar padrões.
O Machine Learning é um ramo de AI que tem como objetivo identificar padrões e tomar decisões dependendo o mínimo possível de uma intervenção humana.
Esta tecnologia permite que modelos sejam treinados a partir de conjuntos de dados, antes mesmo de serem implementados.
O software utilizado, inclusive, vai melhorando gradualmente, à medida em que ele vai sendo treinado e adquirindo “experiências”.
Existem 4 tipos de Machine Learning. São eles:
Função que faz um mapeamento de entrada para uma saída, com base em pares de entrada-saída. Ele utiliza uma função a partir de dados de treinamento.
Neste, o sistema age totalmente por si só. Ou seja, o “certo” e o “errado” não são informados ao sistema. Dessa forma, ele faz a identificação de padrões e características em comum dos dados inseridos.
Neste, o sistema lida com tanto com os dados não-rotulados quanto com os dados rotulados. Assim, aprende quais são as melhores decisões a serem tomadas.
No aprendizado por reforço utiliza-se a “tentativa de erro”. Portanto, este aprendizado é feito com base na experiência.
Agora que já entendemos a teoria do Machine Learning, falaremos um pouco sobre como este método funciona
na prática.
“Alexa, tocar ‘We are the Champions’ do Queen.
“E aí, Siri? Abrir Twitter.”
“Ok Google, receita de bolo de cenoura.”
O reconhecimento de voz é um dos recursos mais comuns do Machine Learning. Se você nunca disse frases parecidas com estas citadas acima, com certeza já ouviu em algum lugar.
E, para que hoje estes comandos sejam possíveis e façam parte das nossas rotinas, essas máquinas precisaram passar por um processo de aprendizado.
Não sei se você já parou para reparar na sua “thumb” da netflix ou do youtube. Se não, abra um destes programas em uma outra aba e pare para analisar enquanto termina de ler este texto.
Basicamente, tudo o que aparece na sua Home Page está de acordo com o que você tem optado por assistir e ouvir ultimamente.
Por exemplo, se você tem assistido muitos filmes de comédia, a netflix vai te recomendar outros títulos neste sentido.
O mesmo é válido para o que você consome no youtube, spotify, dentre outros streamings. E, ah, nas suas redes sociais também!
São as famosas Recomendações.
Outra maneira eficaz de entender como um conceito funciona na prática é usando o cinema a seu favor.
Se tem um tema que cineastas e roteiristas adoram abordar em suas obras é a tecnologia e suas mais diversas faces. É claro que não seria diferente com o Machine Learning.
E, se você é um entusiasta de obras cinematográficas, possivelmente vai curtir a lista abaixo. Confira abaixo filmes e séries que podem te ajudar a entender melhor Inteligência Artificial e o Machine Learning:
Nesta tão famosa e aclamada obra cinematográfica, Keanu Reeves interpreta o jovem programador Neo.
Em uma realidade utópica, um sistema de inteligência artificial se desenvolve tanto a ponto de ser capaz de apreender toda uma sociedade em uma Matrix e dominar os seres humanos.
Este filme está disponível na HBO Max.
Não podemos falar sobre Inteligência Artificial e Machine Learning sem citar Alan Turing.
O longa se passa durante a segunda guerra mundial. É baseado em fatos reais e conta a trajetória de Alan Turing e a aplicação do seu teste de mesmo nome. Além disso, discute sua importância na Inteligência Artificial.
Por meio de uma máquina, Turing buscava definições matemáticas para algoritmos e procedimentos mecânicos. A cada fase de testes, a máquina passava por um processo de aprendizagem.
Seu principal objetivo era quebrar o Enigma, código famoso enviado por alemães a submarinos.
Atualmente, o filme também está disponível na HBO Max.
Este na verdade é um documentário produzido pela Netflix.
Quantas vezes você pesquisou um produto e, de repente, suas redes sociais estavam cheias de propagandas dos mesmos?
E, você sabia que os resultados de pesquisas no Google são setorizadas de acordo com os gostos de cada usuário?
Por exemplo: se uma pessoa entusiasta de carros pesquisar o termo “Ferrari”, certamente os resultados que aparecerão estarão relacionados ao carro.
No entanto, se uma pessoa que tem gostos mais voltados para a área da moda e cosméticos pesquisar o mesmo termo, certamente aparecerão produtos da marca Ferrari, como perfumes, por exemplo.
Isto é nada mais nada menos que o impacto dos dados em nossas vidas. E é este o principal objetivo deste documentário.
Ele pode ser assistido na netflix.
Agora, se você é uma pessoa que prefere investir em maratonas de séries, também separamos algumas que podem ser interessantes para você.
Confira:
“Isso é tão Black Mirror!”
A frase acima acabou se tornando uma expressão comum para se referir a algo que consideramos tecnológico demais para os padrões nos quais já estamos acostumados.
A série original netflix é composta por contos independentes de ficção científica, apresentando mundos distópicos e trazendo duras críticas quanto ao avanço da tecnologia na sociedade.
Westworld é outra obra que cria um mundo distópico para nos fazer pensar.
Na série, existe um parque de diversões futurista, onde os visitantes podem viver suas fantasias utilizando uma consciência artificial.
Ela está disponível na HBO Max.
Outra produção da Netflix e, dessa vez, uma ficção científica. Nela, uma robô de alta tecnologia é adquirida por uma família em desintegração.
Porém, o que esta família não sabia é que sua nova aquisição é almejada por terroristas, investigadores de homicídios e uma grande corporação nos EUA.
Usar o Machine Learning no seu negócio é oferecer um valor potencial para ele. Atualmente, existe um grande número de dados e acontecimentos que necessitam ser analisados de maneira rápida e dinâmica.
Nesse sentido, é possível alavancar algoritmos, modelos e previsão de resultados. Assim, é possível proporcionar mudanças assertivas na sua empresa.
Uma empresa que investe em tecnologia está no caminho certo para garantir sua permanência e ascensão no mercado.
Fica evidente, portanto, como a tecnologia, além de ser uma ótima aliada na produtividade, garante mais valor às corporações.
Gostou do conteúdo e gostaria de entender melhor como otimizar os processos da sua empresa? Assine nossa newsletter pelo formulário abaixo e fique por dentro das principais novidades do DOT8!
DOT8, você um ponto à frente.