A comunicação organizacional é uma ferramenta institucional, que visa interagir e relacionar-se, tanto com seu público interno quanto externo. Esta interação tem como principal objetivo construir vínculos com eles.
Ela consiste em uma série de ferramentas e estratégias de uma empresa para uma melhor produtividade. Portanto, é um pilar fundamental na sua gestão, pois garante um bom relacionamento com todos à sua volta.
A doutora e pesquisadora, Margarida Krohling Kunsh, está entre os principais nomes que se dedicaram a estudar sobre a comunicação empresarial no Brasil. De acordo com ela, comunicar é muito mais que passar a informação adiante.
O papel da comunicação organizacional é dar engajamento à sua equipe para planejar e criar objetivos e, assim, alcançar determinados alvos.
Dessa forma, é necessário que as instituições desenvolvam processos de interação assertivos. Além disso, ela também tem como propósito melhorar a imagem dos produtos e serviços de uma determinada organização.
A pesquisadora fala de quatro tipos possíveis dentro de uma empresa. São elas:
A comunicação administrativa tem o papel de dar clareza aos processos dentro de uma empresa. Ela é fundamental para o processamento das informações nas funções administrativas.
Viabiliza o sistema comunicacional utilizando-se do processo comunicativo mediante fluxos de redes formais e informais. Seus principais instrumentos podem ser as comunicações escritas, orais, audiovisuais, eletrônicas, quadros de avisos e murais.
Esta modalidade é responsável por reunir ações e estratégias que fortalecem a imagem da empresa. Nela, a equipe de Marketing e Recursos Humanos trabalham em conjunto, trabalhando os principais valores empresariais.
Nesta modalidade, as organizações estabelecem canais que possibilitam um maior relacionamento com o público interno.
Consiste em um setor planejado com objetivos definidos para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados.
Seu objetivo é engajar os empregados e alinhar seus interesses com os da empresa, estimulando o diálogo. Também é um instrumento de melhoria da gestão administrativa.
Seus instrumentos podem ser circulares, quadro de avisos, manuais, jornais, boletins, etc.
Ela circula informações de forma vertical, ou seja, dos níveis mais altos na hierarquia da empresa para os mais baixos ou vice-versa. Ela possibilita que todos estejam por dentro das principais novidades da empresa.
São ações de marketing voltadas para o público interno da empresa.
Tem como função e objetivo integrar a noção do cliente nos processos da estrutura organizacional. Também pretende atrair os funcionários e obter resultados eficientes para a empresa.
Os setores de marketing e RH também trabalham juntos nesta modalidade. Aqui, são pensadas estratégias visando engajamento, motivação, reconhecimento e incentivo à formação profissional.
Esta modalidade implica conhecer as instituições e identificar quais suas principais qualidades e características.
Esta, estabelece uma relação duradoura com stakeholders (partes interessadas). Ela visa conquistar simpatia, credibilidade e confiança e tem como meta uma influência político-social.
A comunicação institucional colabora na construção de uma imagem e identidade corporativa e enfatiza a missão, visão e valores da organização. Dentre seus principais instrumentos estão o jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, marketing social, responsabilidade social, editoração multimídia, etc.
Este tipo de comunicação é projetada para ser persuasiva e conseguir um efeito minimamente calculado nas atitudes e decisões de um determinado público-alvo.
É toda e qualquer manifestação comunicativa que foi gerada a partir de um objetivo mercadológico.
Seu propósito está voltado para a divulgação dos produtos e posicionamento da marca. Sua mensagem é persuasiva e elaborada a partir de um quadro sociocultural do consumidor alvo. Seus principais instrumentos podem ser: marketing, feiras, publicidade/propaganda, promoção de vendas, etc.
Uma gestão da comunicação precisa, antes de tudo, considerar a cultura de sua empresa. Somente dessa forma será necessário elaborar um bom planejamento comunicacional.
“Um conjunto de novos atributos que a tipificam como insumo estratégico”
É o que enfatiza o jornalista e professor, Wilson da Costa Bueno, ao se referir à comunicação organizacional. Ele completa dizendo:
“Ela caminha para assumir, por inteiro, a chamada comunicação integrada, com uma articulação estreita entre os vários departamentos/áreas e profissionais que exercem atividades de comunicação nas empresas ou entidades”
A professora Nanci Maziero Trevisan ainda argumenta que: a comunicação integrada requer uma visão bem acurada e abrangente das necessidades comunicacionais de uma determinada organização. Sendo assim, necessita de um processo de planejamento estratégico. Ela pressupõe a sinergia e a integração entre as diversas áreas, ferramentas e necessidades de comunicação de uma organização.
Além disso, ainda podemos nos deparar com os conceitos abordados por Kunsch, em seu livro:
“Entendemos por comunicação integrada uma filosofia que direciona a convergência das diversas áreas permitindo uma atuação sinérgica. Pressupõe uma junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica, da comunicação interna e da comunicação administrativa, que formam o mix, o composto da comunicação organizacional.”
A Comunicação Organizacional Integrada pode, então, ser compreendida por uma filosofia que direciona a convergência de todas as quatro comunicações citadas anteriormente.
Portanto, apesar de suas particularidades, ambos os modelos comunicacionais podem atuar harmoniosamente, e, juntas, atingirem os principais objetivos da organização.
Além dos tipos listados acima, existem os canais mais utilizados. São eles:
Podendo ser físico ou eletrônico, este, tem um papel mais educativo. Traz as informações e principais atualizações da empresa de forma detalhada.
Com o crescimento do mundo digital, esta tem sido uma das melhores alternativas. Geralmente, as empresa criam uma rede social própria, onde os colaboradores podem compartilhar novidades, conquistas, agenda, etc.
A TV corporativa também é conhecida como mural digital. Suas mensagens devem ser curtas e atrativas e sempre atualizadas.
Seja qual for o modelo de comunicação escolhido, ela deve sempre ser clara e objetiva. Além do mais, busque sempre evitar divergências na comunicação.
Fica evidente a importância de manter uma interação clara, objetiva e de qualidade dentro de uma empresa. Vê-se, portanto, a necessidade de planejar estrategicamente a comunicação nas organizações e administrar relacionamentos com o público.
Sendo assim, os gestores devem cuidar para que estejam sempre alinhados com os seus colaboradores, sempre cientes do que está acontecendo no ambiente de trabalho. Dessa forma, garante liderança de qualidade e maior engajamento no ambiente de trabalho.