Uma cultura de rotinas mais flexíveis tem se tornado cada vez mais uma realidade nas corporações.
Na verdade, não precisamos ir tão longe. Empresas que trabalham com muitas viagens, como por exemplo, as transportadoras, vivem esta realidade há mais tempo.
Sabemos que os empregadores não se sentem muito confortáveis em fazer o gerenciamento de jornada de trabalhadores que prestam serviços externamente.
No entanto, um bom controle de pontos permite maior transparência fiscal, garantindo que os direitos e deveres do trabalhador e do empregador estejam sendo cumpridos.
Ou seja, além de proporcionar que estes trabalhadores recebam de forma justa os seus benefícios, as empresas podem ter uma maior organização e ainda se livram de riscos trabalhistas.
O ponto é: é possível fazer uma gestão de pontos de qualidade para horários flexíveis e hoje viemos explicar como.
Confira:
Legalmente, é preciso se atentar em algumas leis e portarias. São elas:
De acordo com o Artigo 74 da CLT:
“Art. 74. O horário de trabalho será anotado em registro de empregados. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)
§ 2º Para os estabelecimentos com mais de 20 (vinte) trabalhadores será obrigatória a anotação da hora de entrada e de saída, em registro manual, mecânico ou eletrônico, conforme instruções expedidas pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, permitida a pré-assinalação do período de repouso. (Redação dada pela Lei nº 13.874, de 2019)”
Nota-se que este artigo passou por algumas alterações desde sua implantação, sendo a mais recente, em 2019.
Além disso, também existem outros conjuntos de leis importantes. São eles:
A portaria 1.510 foi aprovada em 2009. Ela simplificou os processos contábeis e de fiscalização, aumentando a segurança e confiabilidade das informações das folhas de ponto.
Com isso, em função da padronização dos relógios de ponto e do formato dos dados coletados pelos aparelhos, suas principais mudanças recaíram sobre os REPs e os Sistemas de Registro de Ponto Eletrônico (SREP).
Suas principais características são:
Vigente desde 2011, a Portaria 373 pode ser vista como um adendo à sua antecessora. Enquanto a anterior delimita regras para ponto eletrônico, esta trata de métodos mais modernos de controle e gestão da jornada de trabalho.
Sendo assim, ela regulamenta o registro e controle de ponto online, além de softwares de gerenciamento do ponto.
A lei permite, portanto, a desburocratização de todo o processo, desde a retirada da obrigatoriedade de homologação do MTE (sistemas de ponto digital alternativo não carecem), até o acesso às informações por parte dos gestores, empregados e fiscais.
Nesse sentido, para que estejam de acordo com a lei, esses sistemas precisam respeitar as seguintes normas:
Ademais, é importante ressaltar: para adotarem essa metodologia, as empresas precisam firmar com os empregados um Acordo Coletivo de Trabalho.
Em novembro de 2021, o Ministério do Trabalho e Previdência (MTP), publicou a Portaria 671, norma que atualiza pontos importantes que se referem à Carteira de Trabalho e Previdência Social. Esta atualização substitui suas antecessoras, as portarias 373 e 1510 do MTE.
A portaria 671 surgiu como objetivo de facilitar as determinações e o controle de horas trabalhadas em uma empresa, dentre outras normas.
Sendo assim, o artigo 78 da Portaria 671 define que:
“(...) ele pode ser executado em servidor dedicado ou em ambiente de nuvem com certificado de registro. Deve também ser utilizado exclusivamente para o registro de jornada e com capacidade para emitir documentos e realizar controles de natureza fiscal trabalhista, como o AFD”.
O Ponto Digital foi criado nos anos 1990 nos Estados Unidos. Este modelo dispensa o uso de livros ou relógios, permitindo uma gestão de pontos totalmente online e remota.
Ademais, é um sistema completamente seguro e antifraude, assegurando a veracidade dos dados.
No entanto, apesar de ter sido criado nos anos 90, o ponto digital só tomou força em 2020. Isto porque, para cumprir o distanciamento social e as demais obrigações da OMS, diversas empresas precisaram enviar seus funcionários para trabalhar de casa.
Como a maior parte das empresas fazem o controle de ponto por meio de REPs, não era possível fazer esse controle devidamente. Dessa forma, adotaram uma alternativa ao seu controle de jornada, ou seja, o ponto digital.
Este tipo de sistema utiliza tecnologia de ponta para desburocratizar processos dentro das rotinas dos Recursos Humanos e Departamento Pessoal, proporcionando uma maior produtividade no dia a dia.
Além disso, proporciona um controle de jornadas flexíveis de forma mais prática e segura, evitando fraudes e garantindo a veracidade das informações.
Portanto, automatizar os processos adotando um sistema de ponto online é a melhor escolha que você pode fazer na sua empresa.
A alternativa mais vantajosa para sua empresa é o Controle de Pontos Digital. Afinal, a tecnologia deve andar lado a lado com as rotinas de RH, visando otimizá-las cada vez mais.
E, se você está procurando um sistema de controle de pontos digital de qualidade, este é o momento certo para conhecer o DOT8.
O DOT8 é um dos produtos da IN8, empresa belo-horizontina de tecnologia. Na nossa rotina, uma tarefa que tomava muito tempo e era pouco produtiva era o tratamento de pontos. Chegamos a utilizar alguns softwares no mercado, mas, nenhum deles era tão prático e não atendia às nossas necessidades.
Foi então que, em 2014, nasceu o DOT8. Seu principal objetivo é, por meio da tecnologia, automatizar e tornar mais produtivas as rotinas de Departamento Pessoal e Recursos Humanos das empresas.
A tecnologia já tem se aprimorado e oferecido alternativas para otimizar cada vez mais este trabalho de controle de jornada de trabalho.
Uma pesquisa de 2006 (Caselli e Coleman), demonstrou que empresas mais desenvolvidas e tecnológicas demandam por um tipo específico de mão de obra altamente qualificada. Ou seja, os colaboradores estão mais motivados, portanto, têm uma melhor performance.
Além disso, um controle de jornada digital possibilita um acompanhamento em tempo real. Esse acompanhamento é importante pois pode, por exemplo, ajudar a detectar profissionais desgastados ou insatisfeitos.
Isso tudo feito sem gastar tempo e, principalmente, dinheiro. Sendo assim, será possível manter um time de profissionais motivados e interessados, além de promover ações de integração e engajamento com aqueles funcionários que demonstraram sinais de queda por meio do controle de pontos.
Um outro benefício a ser citado é a implementação do Home Office e do Anywhere Office, dos quais falaremos um pouco mais abaixo:
Antes de falar sobre os benefícios do controle de pontos nos novos modelos de trabalho, é importante entender os seus conceitos.
Com a pandemia do COVID-19, os modelos de trabalho se tornaram mais flexíveis, mantendo as atividades mais produtivas mesmo em um cenário de isolamento social.
Porém, posterior a este modelo, veio um alternativo: o anywhere office.
Afinal, qual a diferença entre o anywhere office e o home office?
É comum que algumas pessoas pensem que ambos são a mesma coisa. No entanto, existem diferenças.
A proposta do home office é um modelo que tem por objetivo tornar a casa o escritório.
Por outro lado, o anywhere office tem o objetivo de tornar qualquer lugar um ambiente propício a trabalhar.
Nesse sentido, a melhor maneira de fazer a gestão de jornada dos seus funcionários é utilizando o ponto digital, otimizando seu tempo e gerando mais eficácia.
Por meio da geolocalização, conseguimos proporcionar ainda mais segurança no controle de jornada. Além disso, nossa plataforma conta com um layout totalmente descomplicado, interativo e dinâmico.É simples, e proporciona uma visão ampla da sua gestão sem burocracias.
Ser produtivo tem a ver com planejamento, prioridade e disposição. E, otimizar cada vez mais seu tempo no ambiente de trabalho é totalmente vantajoso, pois quanto mais otimizados são seu tempo e sua rotina, mais benefícios para a organização.
A nossa plataforma alia tecnologia de ponta com layout moderno e amigável, oferecendo um ganho médio de pelo menos 53% para seu tratamento de pontos. Nos importamos com o seu sucesso tanto quanto nos importamos com o nosso sucesso. Nosso compromisso é oferecer a você uma experiência positiva e satisfatória.
Gostaria de entender como funciona na prática? O DOT8 pode proporcionar maior segurança e gestão eficiente dentro da rotina do Departamento Pessoal. Entre em contato conosco pelo formulário abaixo:
DOT8, você um ponto à frente.