Em algum momento da nossa jornada profissional, nos vemos diante de um cansaço rotineiro e, consequentemente, pouco motivados. Com isso, buscamos alternativas para melhorar o nosso desempenho.
Nesse sentido, um dos principais desafios nas empresas é garantir um bom engajamento interno.
Para isso, uma das principais metodologias utilizadas é a “gamificação”.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre este método que muito tem sido usado pelas empresas.
Confira:
A gamificação é uma estratégia utilizada para aumentar o engajamento dos participantes.
De acordo com esta matéria da revista Exame, a metodologia consiste basicamente em transformar situações comuns e cotidianas em um tipo de jogo, implantando sistemas de pontuação e de competição entre os colaboradores com a finalidade principal de motivar o engajamento interno.
Além de melhorar o engajamento, esta metodologia ajuda na produtividade, foco, determinação e autoavaliação e acompanhamento de desempenho.
O termo "gamification" foi usado pela primeira vez em 2002, pelo programador britânico Nick Pelling.
No entanto, quem inovou e popularizou a gamificação foi o especialista em Behavioral Design e inventor da metodologia Octalysis Framework, Yu-Kai Chou.
O método foi criado a partir de uma pesquisa que ele desenvolveu durante vinte anos. Nela, ele pesquisou o comportamento das pessoas em relação aos jogos e, em 2010, quando a gamificação virou tendência no mundo dos negócios, ele estava pronto para oferecer soluções a empresas.
O pesquisador fez tanto sucesso que hoje é palestrante em Stanford, na LEGO, na TESLA, Huaweii e TEDx.
Suas ideias já impactaram mais de um bilhão de pessoas ao redor do mundo.
Na gamificação, os elementos podem se dividir em dinâmicos e mecânicos. Veja abaixo as características de cada um deles:
Abrangem características mais básicas do jogo e estrutura o seu funcionamento, seguindo os seguintes passos:
Os elementos mecânicos orientam a ação dos participantes e são definidos a partir das restrições do mesmo.
Suas principais características são:
Em um ambiente corporativo, a estratégia de gamificação pode ser aplicada de diversas maneiras diferentes.
São elas:
Esta estratégia ajuda a melhorar o rendimento não apenas individual mas também, coletivamente.
Além disso, a gamificação garante motiva a participação e engajamento dos funcionários por meio da diversão, oferecendo uma forma de competitividade saudável, podendo, assim, ser feitos feedbacks instantâneos e mensurações de maneira mais assertiva.
Ficou evidente, portanto, o quanto este método pode agregar na cultura organizacional.
A gamificação é uma metodologia que combina habilidades, avaliação e, bem, diversão! O que torna o ambiente de trabalho mais motivador e engajado.
Assim, sua equipe pode ter muito mais produtividade!
Gostou do conteúdo e quer saber mais? Assine a DOT8 News no formulário abaixo.
DOT8, você um ponto à frente.