Certamente você já ouviu falar da educação corporativa. Este termo pode ser facilmente confundido com os processos de treinamento nas empresas. No entanto, existem diferenças.
No artigo de hoje, vamos falar sobre a importância da educação corporativa e no que ela se difere dos processos de treinamento.
Confira:
De acordo com a Fiocruz:
A Educação Corporativa consiste em um projeto de formação desenvolvido pelas empresas, que tem como objetivo “ institucionalizar uma cultura de aprendizagem contínua, proporcionando a aquisição de novas competências vinculadas às estratégias empresariais”.
Um dos principais objetivos da educação corporativa é fazer uma gestão de pessoas de forma que todos estejam alinhados às metas da organização. Isto é, desenvolver suas habilidades para que eles se encaixem na cultura da empresa.
Além disso, ela contribui ativamente na estratégia da empresa. Nesse sentido, deve-se abordar pontos de melhoria, novas regras, etc.
Quando vamos falar de um ambiente de trabalho saudável, a educação corporativa é imprescindível.
Ela tem o objetivo de apresentar aos funcionários todas as regras da empresa e orientá-los a respeito da sua missão, visão e valores, além de deixá-los cientes dos seus padrões de comportamento.
Também conhecida como educação empresarial, ela possui benefícios, como:
A empresa de consultoria Deloitte realizou uma pesquisa a respeito da educação corporativa. De acordo com o levantamento, desde 2014, 42% das empresas implementaram o método.
Com isso, elas observaram uma melhoria em seu quadro de funcionários desde então, provando, assim, o sucesso da implementação do método.
O funcionário é o maior capital de uma empresa. Nesse sentido, investir em sua qualificação é essencial para garantir o sucesso de uma empresa.
Nesse sentido, a educação corporativa é a principal ferramenta neste investimento. Afinal, garantindo o crescimento do seu funcionário você garante o crescimento da sua empresa, resultando em um sucesso.
Logo, esse processo pode ser a chave para um crescimento empresarial sustentável a longo prazo.
Diferente do que muitos pensam, treinamento e educação corporativa não são sinônimos.
Em primeiro lugar, o treinamento é exclusivo para funcionários. Em contrapartida, a educação corporativa é mais ampla, podendo incluir também, além dos funcionários, os clientes, parceiros e fornecedores.
Ademais, a educação empresarial é um método que tem o objetivo uma capacitação, onde a empresa se aproxima cada vez mais do desenvolvimento dos seus funcionários.
Por outro lado, o treinamento está mais voltado para o desenvolvimento individual de cada um. Este, nem sempre terá algo relacionado diretamente ao desenvolvimento da empresa.
Outro ponto a se considerar sobre a educação corporativa é o fato de que ela é pensada a longo prazo, enquanto o treinamento é feito a curto prazo.
Antes de pensar nas estratégias, é preciso mapear as principais dificuldades e pontos a melhorar que sua empresa está enfrentando. Assim, será possível entender quais serão os objetivos a serem atingidos a longo prazo.
Só após o levantamento de dados é que será possível pensar em qual metodologia e estratégias serão utilizadas e, por fim, os conteúdos a serem abordados.
Após isso, deverá ser feita uma análise de resultados, buscando entender se suas estratégias estão dando certo no seu negócio.
A gamificação tem sido uma grande tendência de estratégia utilizada para aumentar o engajamento dos participantes.
O método foi criado a partir de uma pesquisa que o especialista em Behavioral Design e inventor da metodologia Octalysis Framework, Yu-Kai Chou, desenvolveu durante vinte anos. Nela, ele pesquisou o comportamento das pessoas em relação aos jogos e, em 2010, quando a gamificação virou tendência no mundo dos negócios, ele estava pronto para oferecer soluções a empresas.
Muito presente na cultura organizacional nos últimos anos, ela é uma ótima ferramenta para auxiliar na educação corporativa.
Isto porque a metodologia consiste basicamente em transformar situações comuns e cotidianas em um tipo de jogo, implantando sistemas de pontuação e de competição entre os colaboradores com a finalidade principal de motivar o engajamento interno.
Além de melhorar o engajamento, esta metodologia ajuda na produtividade, foco, determinação e autoavaliação e acompanhamento de desempenho.
Ficou evidente o quanto é importante investir em educação corporativa no seu negócio.
Este é um investimento a longo prazo, pois contribui positivamente no crescimento dos seus funcionários, e, consequentemente, no sucesso da sua empresa.
E aí, já está pronto para implementar este método na sua empresa?
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